Corporações passam a trocar informações em tempo real a partir do sistema municipal de videomonitoramento, auxiliando na identificação de veículos procurados, por exemplo
A Prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta sexta-feira (18) que a GCM (Guarda Civil Municipal) efetivou uma integração com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), para que as corporações passem a trocar informações por meio do sistema de videomonitoramento urbano e das câmeras de segurança viária na cidade.
De acordo com a prefeitura, a partir da parceria, os dados coletados pelas câmeras de videomonitoramento de Nova Odessa (tanto de imagens quanto do sistema OCR – Reconhecimento Ótico de Caracteres, que fazem a “leitura” das placas de veículos) passam a ser enviados em tempo real à Polícia Rodoviária Federal, que, através do Sistema Alerta Brasil, devolve ao município informações e dados dos veículos e seus proprietários.
A parceria foi efetivada através da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. Segundo o chefe municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, “esse convênio é um importante marco para as instituições”.
“Essa relevante integração proporcionará mais segurança aos munícipes, já que possibilitará o desenvolvimento de ações voltadas à segurança viária e ao enfrentamento da violência e da criminalidade”, afirmou o coronel Fanti.
“O Sistema Alerta Brasil é gerenciado pela PRF e integrado ao Sistema Córtex do Ministério da Justiça, que é um dos maiores bancos de dados de Segurança Pública hoje no país. Graças ao convênio com a PRF e a integração ao Alerta Brasil, que caminha para ser o maior sistema de monitoramento de segurança viária do país, passamos a integrar esses sistemas e a trocar informações em tempo real com todas as forças de Segurança participantes”, explicou o comandante Luciel, da GCM.
Segundo ele, com essa troca de informações em tempo real, a Guarda Municipal de Nova Odessa passa a identificar, por exemplo, “alvos” específicos durante os trabalhos preventivos de rotina da corporação, como as “blitze” (ou “bloqueio”) de trânsito e as abordagens a indivíduos suspeitos de ilícitos (crimes) diversos.
Um exemplo é a “pulverização” de informações sobre veículos suspeitos para todas as forças de Segurança dos Estados e municípios que sejam conveniadas ao Alerta Brasil.
“Outro exemplo é a identificação de procurados em outros estados que estejam transitando pela nossa cidade. Estamos ampliando essa integração dos diversos sistemas de monitoramento. Nossos GCMs operadores de videomonitoramento recebem treinamento periodicamente, o que facilita essa integração. Nosso município tem avançado bastante nessa área de inteligência policial”, completou o comandante Luciel.