quinta-feira, 2 maio 2024

MP pede condenação do ex-prefeito Bill por suposto esquema de corrupção na Saúde de Nova Odessa

De acordo com o procurador Carlos Alberto Ruiz Nardy, ele foi mentor de uma segunda dispensa para contratação de laboratório e classifica tal manobra como “imoral” para “fugir a regra de segunda licitação” 

Foto: divulgação

O promotor de Justiça do MP (Ministério Público) de Nova Odessa, Carlos Alberto Ruiz Nardy, pediu a condenação do ex-prefeito de Nova Odessa, Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB), por ser “mentor de todo o esquema de corrupção” em contratação do laboratório Laborteck pela OS (Organização social) Instituto Ciências da Vida, no ano de 2015.

Segundo o promotor, após um primeiro procedimento de dispensa, plenamente justificado em razão da rescisão, os réus de forma conjunta e solidária realizaram um segundo procedimento de dispensa, no dia 9 de abril de 2015, de “forma imoral, que funcionou como verdadeira prorrogação ilegal do ajuste anterior, burlando a lei de licitações, além de ter realizado tal procedimento sem o devido parecer jurídico”.
A manobra, segundo o promotor, teve o intuito claro de beneficiar a empresa e o seu sócio Ricardo Minoru Takaki. “Com tal manobra não se buscou a melhor oferta para a administração e os réus criaram uma situação de urgência propositalmente, para fugir da regra da licitação pela segunda vez consecutiva”, diz Nardy.
Contudo, o MP pede a condenação de Bill pelo crime de improbidade administrativa previsto na Lei número 8.429 de 1992 e a pena pode chegar até 14 anos de suspensão dos direitos políticos.
Outro lado
O ex-prefeito de Nova Odessa foi procurado pelo TODODIA para comentar o assunto e respondeu o seguinte: “Trata-se de uma denúncia totalmente genérica, que não atribui a mim qualquer ato que atente contra a moralidade administrativa. Estou convicto de que a Justiça assim também entenderá”.
“O Ministério Público deve reconhecer, em primeiro lugar, o fato de que nossas contas foram aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) nos oito anos em que eu estive à frente da Prefeitura de Nova Odessa (2013,2014,2015,2016,2017,2018, 2019 e 2020). Isso, por si só, demonstra o zelo com o qual sempre tratamos o dinheiro público”, disse Bill através de nota.

A reportagem tentou contato com Ricardo Minoru Takaki, sócio da empresa Laborteck, mas não foi respondida até o fechamento desta matéria. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também