sexta-feira, 13 setembro 2024

Nova Odessa inicia na 4ª última etapa de volta às aulas presenciais

 Alunos do 1º ao 5º ano – de 6 a 10 anos – da rede municipal vão retomar as atividades nas escolas

O processo começou no dia 16 (Foto: Arquivo/Uol)

Após três semanas de retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Nova Odessa, a última etapa do processo será completada na próxima quarta-feira (8), com a volta às escolas dos alunos das turmas do Fundamental 1 (1º ao 5º ano, para alunos de 6 a 10 anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como os alunos de pré-escola (de 4 e 5 anos) das Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil). A confirmação do retorno foi feita nesta sexta-feira, pela prefeitura.
Com isso, será finalizado o processo de regresso dos estudantes às aulas presenciais, que recomeçou dia 16 de agosto com os alunos mais novos.
Atualmente, a rede municipal de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo cerca de 5,6 mil alunos.
Segundo a prefeitura, inicialmente, os alunos do 1º ao 5º ano, da pré-escola das Emefeis e da EJA serão divididos em dois grupos, com aulas em dias alternados (e ensino remoto no outro dia).
RETOMADA
O processo começou no dia 16 com o retorno das turmas de berçário 1 e 2 (com idades entre 6 meses e 2 anos e meio) dos 13 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil, ou seja, das creches e EMEIS), seguiu na semana seguinte (23 de agosto) para as turmas de maternal 1 e 2 (alunos de 2 anos a 3 anos e meio), continuou no dia 30 pelo retorno das turmas de pré-escola (alunos de 4 e 5 anos) dos CMEIs e na próxima quarta-feira chega às turmas de pré-escola e do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.
PREPARAÇÃO
De acordo com o secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira, a programação está sendo apresentada ao longo da semana às equipes de cada unidade e aos pais de alunos, através de redes sociais, aplicativos de conferência ou mesmo reuniões presenciais.
“Tudo isso foi programado para garantir a segurança sanitária não só dos alunos, mas também dos nossos profissionais. Com o declínio da pandemia, temos um cenário adequado para o retorno das turmas do Fundamental”, disse o secretário.

Além das 11,5 mil máscaras que serão distribuídas aos alunos da rede municipal no retorno das aulas presenciais, a prefeitura diz que foram providenciados totens de álcool em gel, termômetros digitais e a atualização dos protocolos sanitários devidamente homologados pela Vigilância Sanitária, de acordo com o espaço físico de cada uma, e treinamento das equipes. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também