Obras tiveram início em abril e a contratação da empresa foi feita sem licitação
A nova ponte sobre o Córrego Capuava, na Rua Sigesmundo Anderman, no bairro São Manoel, em Nova Odessa, já apresenta buracos e rachaduras. Um morador filmou a situação cobrando providências da administração municipal. Para a construção da nova ponte, a Prefeitura de Nova Odessa teve um custo de R$ 1,4 milhão.
Segundo a Secretaria de Obras, foi identificado que o solo ao lado de uma das bocas de lobo, responsáveis pela captação de água pluvial, cedeu, “causando um leve ‘recalque’ (afundamento) no asfalto ao lado da galeria, da calçada adjacente e uma trinca no muro próximo”. A secretaria ainda afirma que o problema é superficial e que não afetará a estrutura da ponte.
Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa informou que os reparos começaram a ser feitos na manhã desta quarta-feira (10), pela empreiteira responsável pela obra da nova ponte. O trabalho, segundo a administração, não terá custo adicional, pois a “obra ainda está na garantia”.
“Após a remoção do material danificado, vai ser feita um novo “berço” de concreto usinado de secagem rápida, um novo asfalto (no trecho afetado), bem como do trecho da calçada e do muro. O mesmo procedimento, em menor escala, vai ser feito preventivamente em uma segunda boca de lobo, do outro lado da ponte, que também apresenta sinais de recalque.”, explica a nota.
O local está interditado onde as equipes e máquinas estão trabalhando. A finalização dos reparos dependerá do tempo, devido às chuvas. A previsão é que o serviço seja finalizado entre esta quinta-feira (11) e sexta-feira (12).
As obras da nova ponte tiveram início no final de abril e a contratação da empresa responsável pelo trabalho foi feita sem licitação, por se tratar de uma obra de emergência. A antiga passagem foi interditada em março, por apresentar risco de colapso após fortes chuvas em janeiro.
A obra não possui autorização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A autorização do órgão estadual é necessária para todo o tipo de interferência em curso d’água.









