domingo, 8 dezembro 2024

Prefeito Leitinho e Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa anunciam novo ‘mutirão’ de 7 mil exames

Ação visa encurtar tempo de espera após ‘boom’ de solicitações com desaceleração da pandemia de Covid-19

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano, anunciaram nesta semana o início de mais um “mutirão” de exames (principalmente de imagens) para pacientes da Rede Municipal. O objetivo é reduzir drasticamente o atual período de espera para alguns dos exames mais solicitados pelos médicos, principalmente em função da maior complexidade dos casos que estão chegando à Rede após as fases mais restritivas da pandemia de Covid-19.

Nesta primeira etapa, já foram ou estão sendo marcados cerca de 7.000 exames, que serão realizados entre fevereiro e junho. São pacientes que estão aguardando o agendamento, desde o final do ano passado, de exames como ultrassons, tomografias, ressonâncias, espirometria (o “exame do sopro”, que avalia a capacidade pulmonar), exames cardiológicos e oftalmológicos em geral, entre outros tipos de menor demanda.

No primeiro “mutirão de exames” promovido pela atual gestão municipal no início de 2022, foram realizados cerca de 17.000 exames retidos, alguns “na fila” desde 2020. “Na nossa gestão, o foco é a vida, é salvar vidas. Por isso, oferecer um atendimento de qualidade na nossa Saúde é e nossa prioridade, o que inclui os exames. Muitas vezes, só o exame de imagem leva a um diagnóstico rápido e certeiro, ajudando o médico a curar a pessoa”, salientou o prefeito Leitinho.

“Atualmente, devido à pandemia, estamos recebendo casos graves, a gente nota que a complexidade do diagnóstico aumentou muito. Com isso, o número de solicitações de exames para diagnóstico de cada caso também aumentou – embora os números de pacientes atendidos pelas especialidades tenha se mantido no mesmo patamar”, explicou Jaqueline.

Os exames do novo “mutirão” estão sendo realizados pelas clínicas e laboratórios contratados diretamente pela Prefeitura de Nova Odessa via licitação e também através do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), ao qual a Prefeitura aderiu na atual gestão.

A secretária salientou que, paralelamente a este “mutirão” de exames que aguardavam agendamento, os exames de rotina na Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa continuam sendo realizados normalmente. Tanto os exames adicionais do mutirão quanto os de rotina são regulados (ou seja, triados, aprovados, agendados e comunicados aos pacientes) pela Central de Regulação da Rede Municipal, “sempre de acordo com nossos protocolos”.

APELO AOS FALTOSOS

Jaqueline fez um alerta – e um apelo – aos próprios pacientes: para que eles não faltem aos exames. Quando são agendados para uma clínica ou laboratório em outra cidade, até mesmo o transporte gratuito é oferecido pela Secretaria de Saúde – tudo para evitar a abstenção.

“Nossos índices de faltas continuam altos, mesmo de pacientes que confirmaram por telefone que iriam. Felizmente só pagamos pelos exames efetivamente realizados, mas, mesmo assim, quando um paciente falta, outra pessoa que também precisa daquele exame deixa de ser agendada para aquele horário”, completou a Secretária de saúde de Nova Odessa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também