Prefeitura e Coden constroem nova adufa na represa do Bosque Manoel Jorge
O Bosque continuará aberto ao público diariamente, das 6h às 21h, mesmo durante as obras
POR REDAÇÃO
A Prefeitura de Nova Odessa e a Coden Ambiental iniciaram nesta semana a obra de construção de uma nova adufa na lagoa interna do Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. O primeiro passo é o esvaziamento gradual do reservatório, já em andamento. Na próxima segunda-feira (22/05), começam as obras propriamente ditas. O Bosque continuará aberto ao público diariamente, das 6h às 21h, mesmo durante as obras.
A antiga adufa que ainda pode ser vista não é mais funcional, pois sua estrutura de tijolos rompeu na altura da base no dia 18 de junho de 2022, causando o vazamento de toda a água da lagoa. A nova adufa foi projetada pela Coden e vai ser construída pela Prefeitura na mesma posição da anterior, onde fica a saída da tubulação que dá vazão ao excesso de água no reservatório.
“A adufa (antiga) já existe há mais de 50 anos, então estudamos o local e projetamos a construção de uma nova, que será de concreto armado, diferente da antiga, que é de alvenaria. A nova contará com uma estrutura reforçada, com paredes robustas de 22 centímetros”, explicou o diretor técnico da Coden Ambiental, Rean Sobrinho.
Para construção da nova adufa, é preciso o esvaziamento da represa por um curto período de tempo, enquanto é realizado a obra. “A nova adufa será muito mais durável, para que a população possa ter uma represa bonita e poder fazer sua caminhada nessa paisagem bem legal”, acrescentou Rean.
A “lagoa” do Manoel Jorge não serve para captação, mas tem um papel importante na contenção de águas pluviais na região do Jardim Santa Rosa. “A importância dela é que (a lagoa) serve de amortecimento de cheias. As galerias de águas pluviais do Santa Rosa e parte do Jardim Bela Vista deságuam lá e, por isso, ela retém o maior volume, evitando problemas de alagamento das regiões abaixo, como o local onde está a Rodoviária, por exemplo”, finalizou o diretor da Coden.
ROMPIMENTO
No dia 18 de junho do ano passado, a adufa do Bosque Manoel Jorge rompeu, causando o vazamento da água. Na semana posterior ao vazamento, equipes da Defesa Civil e da Coden, com ajuda do Associação dos Bombeiros Civis Voluntários, resgataram os peixes que restaram no “volume morto” do reservatório e os transferiram cuidadosamente para a Represa Recanto 1, evitando sua morte.
Após o incidente do dia 18 de junho, toda a água da lagoa do Bosque Manoel Jorge verteu para o córrego canalizado ao longo da Rua Pedro Bassora, desaguando no Ribeirão Quilombo. Como a perda de água foi lenta e gradual, não houve alagamentos ou danos na época.
Técnicos das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente e da Coden Ambiental analisaram rapidamente o rompimento e as possíveis causas, e a conclusão foi que o “remendo” realizado durante o mais recente desassoreamento da lagoa simplesmente colapsou, permitindo o vazamento “oculto” da água a partir da antiga base da estrutura de tijolos, que alguns servidores mais antigos estimam ter 50 anos ou mais.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Casal fica ferido em batida entre moto e caminhonete em Nova Odessa
Vítimas foram socorridas ao Hospital Municipal e devem ser transferidas para passar por cirurgia
Câmara derruba veto do prefeito a sensores para diabéticos em Nova Odessa
Proposta prevê fornecimento de aparelhos para monitoramento contínuo da glicemia a pacientes do SUS; sessão também teve participação de deputado estadual eleito
Bom Prato Móvel chega a Nova Odessa com refeições a R$ 1
Caminhão começa a atender no Jardim São Jorge em 10 de novembro, com oferta de 300 almoços por dia