domingo, 28 abril 2024

Prefeitura e Coden constroem nova adufa na represa do Bosque Manoel Jorge

O Bosque continuará aberto ao público diariamente, das 6h às 21h, mesmo durante as obras

POR REDAÇÃO

POR REDAÇÃO

A Prefeitura de Nova Odessa e a Coden Ambiental iniciaram nesta semana a obra de construção de uma nova adufa na lagoa interna do Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. O primeiro passo é o esvaziamento gradual do reservatório, já em andamento. Na próxima segunda-feira (22/05), começam as obras propriamente ditas. O Bosque continuará aberto ao público diariamente, das 6h às 21h, mesmo durante as obras.

A antiga adufa que ainda pode ser vista não é mais funcional, pois sua estrutura de tijolos rompeu na altura da base no dia 18 de junho de 2022, causando o vazamento de toda a água da lagoa. A nova adufa foi projetada pela Coden e vai ser construída pela Prefeitura na mesma posição da anterior, onde fica a saída da tubulação que dá vazão ao excesso de água no reservatório.

“A adufa (antiga) já existe há mais de 50 anos, então estudamos o local e projetamos a construção de uma nova, que será de concreto armado, diferente da antiga, que é de alvenaria. A nova contará com uma estrutura reforçada, com paredes robustas de 22 centímetros”, explicou o diretor técnico da Coden Ambiental, Rean Sobrinho.

Para construção da nova adufa, é preciso o esvaziamento da represa por um curto período de tempo, enquanto é realizado a obra. “A nova adufa será muito mais durável, para que a população possa ter uma represa bonita e poder fazer sua caminhada nessa paisagem bem legal”, acrescentou Rean.

A “lagoa” do Manoel Jorge não serve para captação, mas tem um papel importante na contenção de águas pluviais na região do Jardim Santa Rosa. “A importância dela é que (a lagoa) serve de amortecimento de cheias. As galerias de águas pluviais do Santa Rosa e parte do Jardim Bela Vista deságuam lá e, por isso, ela retém o maior volume, evitando problemas de alagamento das regiões abaixo, como o local onde está a Rodoviária, por exemplo”, finalizou o diretor da Coden.

ROMPIMENTO
No dia 18 de junho do ano passado, a adufa do Bosque Manoel Jorge rompeu, causando o vazamento da água. Na semana posterior ao vazamento, equipes da Defesa Civil e da Coden, com ajuda do Associação dos Bombeiros Civis Voluntários, resgataram os peixes que restaram no “volume morto” do reservatório e os transferiram cuidadosamente para a Represa Recanto 1, evitando sua morte.

Após o incidente do dia 18 de junho, toda a água da lagoa do Bosque Manoel Jorge verteu para o córrego canalizado ao longo da Rua Pedro Bassora, desaguando no Ribeirão Quilombo. Como a perda de água foi lenta e gradual, não houve alagamentos ou danos na época.

Técnicos das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente e da Coden Ambiental analisaram rapidamente o rompimento e as possíveis causas, e a conclusão foi que o “remendo” realizado durante o mais recente desassoreamento da lagoa simplesmente colapsou, permitindo o vazamento “oculto” da água a partir da antiga base da estrutura de tijolos, que alguns servidores mais antigos estimam ter 50 anos ou mais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também