Domingo, 17 Outubro 2021

Ocupação de UTI atinge os 100% em Santa Bárbara

Ocupação de UTI atinge os 100% em Santa Bárbara

Santa Bárbara d'Oeste está com todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. O quadro da pandemia de coronavírus se agravou e, nesta

Santa Bárbara d'Oeste está com todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. O quadro da pandemia de coronavírus se agravou e, nesta terça (9), as 15 vagas do setor estavam ocupadas. Cinco dos leitos eram reservados exclusivamente para pacientes de Covid-19.

O HSB (Hospital Santa Bárbara) tem outros nove pacientes acometidos pelo vírus, internados no departamento onde existem 16 leitos de média complexidade.

Se o quadro deles se agravar, será preciso conseguir vagas em outras cidades, por meio do Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), serviço mantido pelo governo estadual para ordenar a ocupação de vagas disponíveis.

Um áudio compartilhado na manhã de hoje (9) por Marcos Túlio, diretor da Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do hospital, apela para que as pessoas não saiam de casa e evitem aglomerações a todo custo, já que a cidade atingiu o limite de sua estrutura de atendimento de alta complexidade.


SEM PÂNICO

O governo municipal informou à reportagem do TodoDia que a cidade ainda tem a pandemia sob controle, já que chegam nesta semana cinco novos respiradores, fornecidos pelo governo do Estado.

Se um dos pacientes internados precisar do respirador, ele será atendido imediatamente. Além disso, a prefeitura informa que está pronto para uso o hospital de campanha, com 50 leitos de média complexidade, que podem receber pacientes assim que a enfermaria do HSB lotar.


FLEXIBILIZAÇÃO

Com o aval do governo do Estado, Santa Bárbara começou, na semana passada, o processo de flexibilização da quarentena, com a retomada gradual de algumas atividades por um tempo determinado, e com as condições de higiene e prevenção à saúde exigidas pelo Plano São Paulo do Governo do Estado.

Uma das diretrizes para aumentar a flexibilização é a situação de cada município no controle da quarentena. Precisa haver disponibilidade de recursos humanos e capacidade de leitos de UTI.

Segundo informação do próprio governo estadual no lançamento do plano, pode haver restrição das regras de flexibilização, caso a pandemia avançar.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/