O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), anunciou nesta quarta-feira (9), em vídeo postado em sua página do Facebook, o pagamento da segunda parte do 13º salário dos servidores públicos municipais nesta quinta-feira (10). Ele já havia declarado que pretendia antecipar o pagamento do 13º salário para que o prefeito eleito, Chico Sardelli (PV), assuma com maior tranquilidade financeira.
A primeira parcela foi antecipada e paga em julho, por conta da pandemia de coronavírus. Na época, o chefe do Executivo afirmou que a medida se deu em decorrência do quadro econômico incerto para o fim de ano por causa da Covid-19. “É uma forma de garantir os direitos dos servidores e de reduzir o impacto econômico que teríamos em novembro”, escreveu, também no Facebook.
Omar cumpre promessa de deixar o 13º pago, que já havia dito que faria em entrevistas recentes. O prefeito comemorou o pagamento. “Grata satisfação estar divulgando agora esse pagamento. Por todo trabalho que a prefeitura teve nesses anos, com ajuda dos funcionários públicos, com a compreensão deles”, afirmou o prefeito.
Ele admitiu que no início de sua gestão os salários dos servidores eram pagos com atraso, por conta da situação financeira de Americana na época. Omar ainda atendeu pedido do Sindicato dos Servidores. “Como pedido do sindicato, vamos dar abono para os funcionários, de 100 reais, que será creditado até o próximo dia 20”, revelou.
Omar encerrou o vídeo agradecendo aos servidores da Prefeitura. “Agradeço mais uma vez a compreensão de vocês. Americana soube entender a nossa condição. Fico muito feliz em poder proporcionar isso a nossos funcionários que trabalharam tanto nesses anos. Um feliz Natal e Ano Novo para todos.”
O prefeito ainda disse que 2021 será um ano difícil e que vai “torcer para nosso futuro prefeito fazer o que tem que ser feito. E com certeza fará”. Sardelli e seu vice, o vereador Odir Demarchi (PL), assumem a Prefeitura no ano que vem. Omar prometeu e disse que vai deixar a Prefeitura sem dívidas e apoiou Sardelli durante a campanha, afirmando ser o mais experiente para a atual situação.