A prefeitura de Paulínia inaugurou nesta sexta-feira (28) a nova sede do Fundo Social de Solidariedade do município. Localizada no Jardim Vista Alegre, o equipamento público servirá para acolhimento, assistência e capacitação aos moradores da cidade.
A cerimônia realizada no espaço movimentou a região e contou com a presença do prefeito Du Cazellato (PL), junto da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Fernanda Cazellato. Autoridades municipais como vereadores e secretários estiveram presentes, assim como servidores e munícipes.
“Muito feliz neste dia em estar reformando este equipamento e entregando para a nossa população, que mais necessita de um espaço para capacitação e aperfeiçoamento para busca de empregos”, disse o prefeito.
O prédio é um equipamento histórico do município e estava desativado desde 2013. No local, reformado pela atual Administração, já abrigou diversos serviços para a sociedade, como uma biblioteca, por exemplo. Inclusive, durante as obras, os trabalhadores encontraram uma cápsula do tempo com registros do antigo centro infantil, construído em outubro de 1974. Agora, com a revitalização do espaço foi feito um novo registro histórico e uma nova cápsula será enterrada na construção.
“Foi uma surpresa muito grata. Foi emocionante para a gente como paulinense. É mais uma história da nossa cidade que estava aqui enterrada e a gente abriu. Hoje vamos continuar a história, vamos viajar no tempo nesta cápsula nova que será enterrada. Um dia, daqui muitos e muitos anos, esperamos que sejamos encontrada”, afirmou a primeira-dama.
No local, serão oferecidos oficinas e workshops de qualificação profissional, como inclusão digital, manicure, cabeleireiro, gastronomia, moda, entre outras funções. Cada oficina terá uma sala específica toda equipada com materiais fundamentais para a entrega de conhecimento e capacitação profissional.
Além disso, o Fundo Social também acolhe famílias em situação de emergência e faz a distribuição de mantas e roupas. Outro importante projeto que integra as ações é o Sopa Solidária, destinado a oferecer alimentos às pessoas em situação de rua.
Três serviços que antes eram oferecidos no prédio da prefeitura, agora prestarão atendimento no Fundo Social. O Emprega Paulínia, programa que faz a ponte entre as empresas, indústrias e comércios locais e os munícipes desempregados; o Banco do Povo, que oferece opções de créditos para os microempreendedores paulinenses; e também o Sebrae, entidade privada que presta apoio a micro e pequenas empresas.