quinta-feira, 25 abril 2024

6 a cada 10 chefes são mulheres em empresa de Paulínia

Um exemplo é a engenheira Sabhata Tenório, responsável pelo Departamento de Engenharia, que cresceu no meio de projetos e pranchetas  

Na obra | A engenheira Sabhata Tenório, responsável pelo Departamento de Engenharia da construtora Gencons (Foto: Divulgação)

As mulheres ocupam 37,4% dos cargos de liderança no país, conforme pesquisa recente divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística). O índice é inferior ao registrado no levantamento anterior, quando elas ocupavam 39,1% dos cargos de gerência.

Na contramão deste cenário desigual, exemplos como o da Gencons Empreendimentos, localizada em Paulínia e com atuação na RMC (Região Metropolitana de Campinas), sinalizam para uma nova perspectiva. Na construtora, 58% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. A presença feminina nos cargos de chefia está presente, inclusive, nos canteiros de obras.

Um exemplo é a engenheira Sabhata Tenório, responsável pelo Departamento de Engenharia. “A minha maior inspiração foi meu pai, que é engenheiro. Cresci no meio dos projetos, canetas de nanquim e pranchetas. Desde a infância eu já idealizava projetos, adorava desenhar casas e fazer maquetes”, lembra. Quando chegou o momento de escolher a faculdade, Sabhata não teve dúvidas: optou pela Engenharia.

Para Sabhata, o maior desafio de uma mulher à frente de uma obra é vencer o preconceito. “Mas apesar desta barreira, construí minha carreira com muita humildade. Minhas relações sempre foram pautadas no respeito às pessoas independentemente da sua função ou cargo, e acredito que assim, conquistei o respeito de todos”, diz.

“Embora existam muitos obstáculos e frustrações, buscar o autocontrole e a serenidade são fundamentais. Eu acredito que somos aquilo que desejamos ser”, completa.

Elaine Fancio, responsável pelo Departamento de RH da construtora, conta que a participação das mulheres nos cargos de chefia vem aumentando a cada ano. “A construção civil sempre foi um segmento tradicionalmente ocupado por homens, mas as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, inclusive nos postos de liderança. Percebo o movimento crescente das mulheres em desbravarem territórios antes explorados, predominantemente, pelos homens. Elas têm capacidade, habilidade, preparo e são atentas a certos detalhes que fazem a diferença”, pontua.

Dos 12 cargos de lideranças da empresa, sete são ocupados por mulheres e cinco por homens. E elas estão em todas as áreas, da Engenharia ao Recursos Humanos, no canteiro de obras e no escritório. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também