sábado, 19 abril 2025

Plantão psicológico avança em Americana

O Plantão Psicológico para adultos em situações emergenciais de desespero, crise, luto ou ideação suicida já atendeu 100 pessoas de forma gratuita em Americana entre os meses de março e junho, ultrapassando o total de atendimentos prestados em 2018. 

O serviço é oferecido por um grupo de 11 psicólogos do Napse (Núcleo de Atenção Psicológica em Situações Extremas) às terças-feiras, das 16h às 21h, na sala da Comunidade Davi, no segundo piso do Terminal Rodoviário Francisco Luiz Bendilatti, no Campo Limpo, em Americana. 

O atendimento é aberto a pessoas maiores de 18 anos e realizado por ordem de chegada pelos profissionais, que se revezam. 

O objetivo do plantão é realizar um atendimento psicológico pontual, para situações de emergências emocionais. 

“Na maioria das vezes, as pessoas confundem nosso serviço com o processo de psicoterapia. Nós trabalhamos com atendimento emergencial. São para pessoas que viveram ou estão vivendo uma crise emocional, como o caso de uma depressão, um episódio muito intenso, as ideações e até mesmo pessoas que passaram por uma tentativa de suicídio”, explica a psicóloga integrante do grupo, Ana Carolini Lú. 

O serviço foi realizado de maio a dezembro do ano passado e ficou suspenso até a segunda metade de fevereiro deste ano, por falta de voluntários. Mas foi retomado em março. 

De acordo com a idealizadora e supervisora do projeto, a psicóloga Ticiana Paiva de Vasconcelos, o serviço gratuito atendeu aproximadamente 100 pessoas nos sete meses que foi realizado em 2018, sendo 43% de indivíduos em crise suicida. 

“Percebemos como foi fundamental esse trabalho, pois demonstrou o momento de fragilidade e sofrimentos extremos que as pessoas estão vivendo, infelizmente. O serviço significou um lugar de cuidado e acolhimento, tendo sido fundamental para a resiliência delas”, avaliou Ticiana. 

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também