Todas as atividades policiais serão gravadas automaticamente
Policiais militares de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Monte Mor passaram a utilizar, a partir desta terça (1), câmeras de vídeo acopladas às fardas, registrando áudio e vídeo em tempo real de todas as atividades que realizarem durante o patrulhamento.
Chamados de Câmeras Operacionais Portáteis, os equipamentos serão disponibilizados a todos os membros da corporação do 48º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior). Os equipamentos também estão sendo distribuídos em outros batalhões pelo estado.
A câmera é acoplada aos uniformes e grava automaticamente todas as atividades policiais durante o turno de serviço – ou seja, todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público são registradas independentemente de acionamento do policial.
Segundo informações da PM, as câmeras têm capacidade para captar som e imagem em tempo real por meio de live streaming e os vídeos são armazenados na nuvem para acesso remoto das autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário.
Também de acordo com a corporação, “as câmeras corporais contribuem decisivamente para fortalecer a produção de provas judiciais durante ocorrências criminais, na coleta de provas de incidentes de violência doméstica e agressões quando os policiais conseguem chegar rapidamente ao local do chamado”.
“Isto permite que os casos sejam encaminhados à justiça mesmo sem a manifestação de vontade da vítima. Os registros também garantem os direitos individuais dos cidadãos e preservam a atuação dos policiais, garantindo mais transparência e legitimidade às ações da corporação”, trouxe nota da PM de Sumaré.