quarta-feira, 24 abril 2024

PM recupera parte de carga roubada de medicamentos em Americana

A Polícia Militar recuperou parte de uma carga roubada de medicamentos e produtos farmacêuticos na Estrada da Balsa, no limite entre Limeira e Americana, por volta de 8h30 desta quinta-feira (28). As forças policiais da região estão mobilizadas neste momento para tentar localizar o veículo usado para dar cobertura ao assalto.

Essa ocorrência contribuiu para a disseminação de notícias falsas nas redes sociais e em grupos de mensagens instantâneas sobre roubo de uma carga de vacina contra a Covid. A PM e a Prefeitura de Americana emitiram notas negando os fatos (Confira logo abaixo). Se fosse verdade, seria o primeiro caso do Brasil.

O que ocorreu de fato foi que o motorista e uma supervisora foram assaltados por uma quadrilha com pelo menos quatro bandidos na Rua Vital Brasil, no Bairro Frezzarim, em Americana, por volta de 20h30 desta quarta-feira. A carga era de uma rede de drogarias da região e, por enquanto, não há informações sobre o valor da mesma.

Consta no registro policial feito pela PM, que o motorista G.G., 23, residente no Jardim Brasília, em Americana, e a supervisora P.S.D., 36, residente no Parque do Lago, em Santa Bárbara apresentaram a mesma versão. Os dois estavam no interior do caminhão carregado com os medicamentos quando foram fechados por um carro preto no cruzamento das ruas Vital Brasil e Bolívia.

Neste momento surgiram dois assaltantes. Armados, os bandidos entraram no caminhão. Cada um dos bandidos entrou de um dos lados. Os assaltantes colocaram uma arma na barriga da supervisora. As vítimas foram rendidas e ficaram no meio dos dois bandidos. Os dois marginais seguiram até um canavial em local não identificado pelas vítimas, onde foram soltas. Então, pediram ajuda em um bar.

Em buscas, policiais militares encontraram o caminhão em um canavial com parte da carga. Um veículo que dava cobertura à ação está sendo procurado. O capitão Antônio Carlos Ruggero Filho, da 1ª Companhia da PM, subordinada ao 19º Batalhão, sediado em Americana, ressaltou que esta informação da carga de vacina não procede. Ou seja, é inverídica.

Segundo o capitão, o veículo usado na cobertura, um Civic preto, foi avistado por testemunhas. A informação é que o carro teria sido localizado pela Polícia Civil de Santa Bárbara, mas ainda não há informações se parte do bando foi preso. O capitão acredita que o crime tenha sido praticado por três ou quatro assaltantes, em razão da dinâmica do crime. Ele ressaltou que ninguém foi preso por enquanto.

Além disso, informou o capitão, câmeras inteligentes que leem as placas dos veículos constataram a passagem desse veículo em fuga em Santa Bárbara. Pela informação preliminar, trata-se de um veículo dublê, ou seja, com placa falsa. Por causa das Fake News sobre possível roubo de vacinas contra a Covid, a Prefeitura de Americana e o 19º Batalhão enviaram as seguintes notas à imprensa:

Nota da Prefeitura de Americana:
“A prefeitura de Americana esclarece que nenhuma remessa de vacina para o nosso município foi roubada ou furtada. As doses já recebidas também estão armazenadas em segurança e sendo distribuídas diariamente conforme o processo de vacinação avança.”

Nota do 19º Batalhão da Polícia Militar:
“Para esclarecer NÃO há nenhuma ocorrência envolvendo roubo de vacinas! Houve um roubo de medicamentos diversos na área do 36º BPM/I com Sede na cidade de Limeira, por volta das 02h30. O veículo envolvido no roubo de caminhão de medicamentos diversos foi localizado na Estrada da Balsa, também área do Batalhão de Limeira. Também de madrugada, houve um roubo de caminhão de sucatas na Rodovia Anhanguera. Porém deixo claro que NÃO houve roubo de caminhão de vacinas e que todos os caminhões que transportam vacinas, quando em deslocamento são escoltados pela Polícia Militar”.

(Colaborou Rafael Rezende)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também