quinta-feira, 20 novembro 2025
MOBILIDADE

Ponte em Cosmópolis é reaberta e reduz trajeto de moradores da tríplice fronteira

Liberada apenas para veículos leves e vans, ponte beneficia regiões rurais, visitantes de cidades vizinhas
Por
Thayla Nogueira

A Prefeitura de Cosmópolis reabriu parcialmente a ponte da Usina Ester nesta quarta-feira (19), devolvendo mobilidade a moradores e visitantes após quase dois anos de interdição. A estrutura foi fechada após o rompimento do paredão da usina durante fortes chuvas, quando surgiu a suspeita de que a ponte tivesse sido danificada.

Uma nova avaliação técnica, porém, comprovou que a estrutura não havia sido comprometida. A partir disso, a Secretaria de Serviços Públicos realizou reforços na cabeceira e o recapeamento total da ponte.

Trânsito liberado apenas para veículos leves
Mesmo com a liberação, o tráfego permanece restrito. Somente veículos leves e vans podem circular. Ônibus e caminhões seguem proibidos, e um limitador de altura de três metros foi instalado para garantir o cumprimento da regra.

Somente veículos leves e vans podem circular. Foto: Thayla Nogueira/TV TODODIA

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, João Quevedo: “A perícia mostrou que a ponte não foi afetada e poderia ser liberada com restrições. Os moradores não podiam esperar mais.”

Alívio para moradores
A reabertura é especialmente importante para quem vive na zona rural que liga Cosmópolis, Americana e Paulínia, a chamada tríplice fronteira. Com a interdição, muitos precisavam dar uma longa volta por Paulínia para acessar suas residências.

“O desvio era enorme. A volta prejudicava demais quem precisava chegar às casas na zona rural”, explica Quevedo.

Turismo também é beneficiado
Além de moradores, a medida favorece visitantes de outras cidades da região que utilizam o local para trilhas, caminhadas e cicloturismo. A área da Ponte de Ferro e do Rio Jaguari voltou a ter acesso facilitado, impulsionando as atividades turísticas e a economia local.

O diretor de Turismo, Silvio Alves, destaca que a abertura facilita o acesso pra quem vem fazer trilha e visitar a região.

“É um dos nossos potenciais turísticos mais fortes”, afirma.

Como não há serviço de coleta de lixo no local, a Prefeitura orienta que os visitantes recolham todo o material utilizado. A região vem recebendo ações de limpeza e educação ambiental, mas ainda registra acúmulo de resíduos deixados por quem utiliza o espaço para lazer.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também