
O prefeito Dário Saadi embarcou neste sábado (25) para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde representa Campinas no Asia Pacific Cities Summit (APCS) & Mayor’s Forum 2025, um dos principais encontros internacionais sobre cidades inteligentes, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.
A viagem ocorre a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, sem custos para a Prefeitura. Durante o período, o vice-prefeito Wanderley de Almeida assume interinamente o comando do Executivo municipal até o retorno do prefeito, previsto para o dia 30 de outubro.
Agenda internacional e foco em inovação
A missão oficial inclui reuniões com autoridades e investidores para fortalecer parcerias em inovação, tecnologia e desenvolvimento urbano sustentável. O evento, realizado na Expo City Dubai, reúne prefeitos e líderes empresariais da Ásia, Oceania e América Latina, com foco em mobilidade urbana, energia limpa, planejamento de cidades e cooperação internacional.
Entre os principais objetivos estão:
- Promover investimentos estrangeiros e parcerias acadêmicas;
- Estimular projetos de inovação em mobilidade, energia e sustentabilidade;
- Fortalecer o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas urbanas.
A delegação brasileira conta com 15 prefeitos e representantes municipais que participam também de rodadas de negócios e fóruns sobre tecnologia e governança urbana.
Antes da viagem, prefeito prestou socorro a moradora em mutirão de serviços
Horas antes do embarque, Dário Saadi — que é médico — prestou atendimento a uma mulher que passou mal durante o mutirão de serviços Próximo Passo, realizado na manhã de sábado (25) na CEI Maria Batrum, na Vila Perseu Leite de Barros, em Campinas.

A moradora Regina Célia Marques, de 39 anos, portadora de fibromialgia, desmaiou por volta das 10h30 e foi atendida pelo prefeito, que a auxiliou até que recobrasse a consciência. Não houve necessidade de acionar o Samu.
“Antes de qualquer cargo, sou médico. Nessas situações, a prioridade é acolher, acalmar e orientar”, afirmou Dário. A paciente foi medicada com remédio que levava na bolsa e se recuperou ainda no local, sendo amparada por servidores e voluntários do evento.





