terça-feira, 5 dezembro 2023

Prefeito de Morungaba é reeleito presidente do Cismetro

Hoje são 29 cidades que correspondem a um total de cerca de 1.800.000 habitantes atendidos por meio do consórcio 

Foto: Divulgação

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho Oliveira, foi reeleito como presidente do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas) para o biênio 2023/2024 junto com o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, que será o vice-presidente. A assembleia do Conselho de Prefeitos que definiu a presidência foi realizada na manhã desta quinta-feira (15/12), na sede do consórcio em Holambra.

Quando o prefeito Marquinho assumiu a presidência, em 2021, a entidade atendia 15 municípios. Hoje são 29 cidades que correspondem a um total de cerca de 1.800.000 habitantes atendidos por meio do consórcio.

No final do ano passado, o Cismetro inaugurou a primeira subsede da entidade no centro de Limeira com o objetivo de descentralizar as demandas do consórcio e melhorar os serviços, devido à grande adesão dos municípios.

Segundo Marquinho, a partir de janeiro do ano que vem, a previsão para o primeiro semestre de 2023 é chegar a 36 cidades consorciadas com necessidades similares com o objetivo de viabilizar as ações compartilhadas e o rateio de despesas comuns, para o melhor atendimento na rede de saúde gerando economia aos cofres públicos.

O consórcio conta com uma estrutura público-privada a fim de proporcionar mais flexibilidade administrativa, articulando por meio do credenciamento de profissionais, clínicas e laboratórios a oferta de serviços nas mais diferentes áreas da saúde pública, eliminando a burocracia e tornando mais ágil o atendimento à população.

Os municípios utilizam os serviços do Cismetro como e quando decidirem com um plano prévio, estudo físico-financeiro e um total planejamento conforme as decisões de suas próprias secretarias de Saúde.

De acordo com dados da instituição, o Cismetro vem reduzindo as filas de espera por consultas, exames e procedimentos em diferentes níveis de complexidade. Os atendimentos são contratados pelas prefeituras para diminuir o déficit de profissionais de saúde em suas cidades.

Entre janeiro e outubro deste ano foram realizadas 4.505 cirurgias, 28.129 plantões de especialidade, 416.401 consultas, 1.054.368 exames laboratoriais, 3.688 plantões odontológicos, 137.870 exames por imagem e 37.923 plantões de urgência e emergência.

As atividades são definidas a partir do planejamento dos municípios e de projetos aprovados pelo conselho técnico que é formado por representantes dos próprios municípios consorciados: Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Morungaba, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Amparo, Iracemápolis, , Jaguariúna, Limeira, Ipeúna, Rio Claro, Americana, Nova Odessa, Hortolândia, Valinhos, Itatiba, Várzea Paulista, Indaiatuba, Louveira, Campo Limpo Paulista, Itirapina, Pirassununga, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Engenheiro Coelho.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também