A Prefeitura de Americana começou a divulgar nesta quarta-feira (12) a taxa de ocupação de leitos exclusivos para coronavírus em todos os hospitais do município. A lei foi sancionada pelo prefeito Omar Najar (MDB) na sexta-feira (7) e publicada no Diário Oficial do município de terça-feira (11).
O projeto de lei é dos vereadores Wellington Rezende (Patriotas) e Juninho Dias (MDB), e foi aprovado por unanimidade na Câmara em julho.
Até então, a prefeitura divulgava diariamente, em seu boletim do coronavírus, apenas a ocupação total de leitos com e sem respiradores no município e também a ocupação apenas do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
Conforme sancionado pelo prefeito, considerando o estado de calamidade pública em conta da pandemia, ” fica instituída a obrigação dos hospitais públicos e privados, filantrópicos ou não, localizados no município de Americana, de fornecer informações diárias à Secretaria Municipal da Saúde necessárias à adoção de medidas para o enfrentamento da pandemia do Covid-19″.
Os hospitais devem informar diariamente à Secretaria de Saúde, via e-mail, o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o número de leitos de UTI ocupados (com e sem respiradores mecânicos). A secretaria, por sua vez, deve divulgar os dados diariamente no site da prefeitura, com base na Lei de Acesso à Informação.
Conforme divulgado nesta quarta, dos 58 leitos com respiradores de Americana, 36 estão ocupados, 62%.
O Hospital São Francisco está com 87% dos leitos com respiradores ocupados (13 de 15 disponíveis). A Unimed tem 71% (dez leitos ocupados de 14 no total). O Hospital São Lucas tem sete dos 12 leitos ocupados, 58%, e o hospital municipal está com 35% de taxa de ocupação (seis leitos ocupados, de 17 no total).
Já os leitos sem respiradores, que são 67 na cidade, 41 estão ocupados, uma taxa de 61%. Na Unimed, a lotação é total: os 14 leitos estão ocupados. No São Lucas, a taxa é de 59% (dez de 17 ocupados). No São Francisco, estão ocupados cinco dos 18 leitos, 28%. E no hospital municipal, 12 de 18 leitos, 67%.
Boletim de Covid-19 (Divulgação | Prefeitura de Americana)