Sábado, 25 Junho 2022

Prefeituras planejam reabertura antecipada do comércio na região

Prefeituras planejam reabertura antecipada do comércio na região

A Prefeitura de Hortolândia estuda retomar o comércio gradualmente, uma semana antes do fim da quarentena estadual, que vai até o dia 10 de maio. Segu

A Prefeitura de Hortolândia estuda retomar o comércio gradualmente, uma semana antes do fim da quarentena estadual, que vai até o dia 10 de maio. Segundo a administração informou ontem (27), o comitê multidisciplinar formado por integrantes do Governo, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Inclusão e Jurídico, cogita a possibilidade. 

"Os detalhes são confidenciais. Cada nova medida tomada será divulgada em nossas redes de comunicação oficiais", informa, em nota, a prefeitura. O prefeito Angelo Perugini (PDT) declarou que não passará por cima do governo do Estado, mas revelou que o comitê já faz planos de reabertura do comércio e se prepara para a ocasião, podendo antecipá-la. 

Em Campinas, o prefeito Jonas Donizette (PSB) anunciou ontem plano de retomada gradual do comércio a partir do dia 4 de maio. O governo do Estado foi consultado e a prefeitura aguarda o aval. 

O plano é reabrir aos poucos os estabelecimentos e é dividido em três fases de 14 dias cada, que só terão continuidade se atenderem requisitos pré-estabelecidos. 

A primeira fase prevê reabertura do comércio varejista, de academias, igrejas e cultos, atendimento no local em comércios alimentícios e cirurgias eletivas, dependendo da condição dos hospitais. 

O governador João Doria (PSDB) declarou que não deve fazer mudanças no decreto. "Não estou fazendo um pedido político, mas sim mostrando que estamos fazendo algo amparado de forma técnica e científica. Campinas poderia até ser um laboratório, temos condições de fazer a reabertura uma semana antes do Estado", declarou Jonas durante a coletiva. 

Na região, a Prefeitura de Americana informou que continua seguindo as diretrizes do governo estadual. As prefeituras de Santa Bárbara e Sumaré não responderam ao questionamento da reportagem sobre possível pedido de reabertura antecipada. As administrações afirmaram recentemente que seguem as decisões do Estado. 

Em Nova Odessa, a situação é a mesma, mas a prefeitura já prepara o plano de reabertura gradual a partir de 10 de maio. 

O plano vem sendo realizado por integrantes de diversas secretarias, como Governo, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Assuntos Jurídicos, levando em conta aspectos como a situação de momento em relação ao coronavírus no município, e só será colocado em prática após o fim do decreto estadual. 

No sábado (25), a Prefeitura de Nova Odessa publicou decreto no qual recomenda que a circulação de pessoas se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercício de atividades essenciais, observado o uso permanente de máscaras faciais, de uso profissional ou não. 

"Nós não vamos tomar medidas que afrontem o decreto do governo estadual, mas precisamos, dentro de Nova Odessa, também nos programar e discutir a reabertura do nosso comércio, sempre tratando a saúde da nossa população como prioridade", disse o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB). 


TIVOLI SHOPPING AGORA TEM DRIVE THRU 

Lojas do Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d'Oeste, aderiram ao sistema de drive thru. O shopping lançou o Delivery Point, pelo qual os clientes podem efetuar as compras por telefone e retirar os produtos no centro de compras sem sair dos carros. A informação é da Coordenação de Marketing do shopping. 

Os clientes podem fazer os pedidos pelos telefones das lojas que constam no site do centro de compras. E depois podem retirar os produtos no empreendimento. 

Esta é mais uma modalidade de atendimento implantado pelo shopping para amenizar os efeitos do fechamento das lojas em 20 de março, após a decretação da quarentena no Estado. 

Na semana passada, o shopping havia informado que as lojas também aderiram ao esquema de delivery, pelo qual os clientes faziam os pedidos por telefone para receber os produtos em casa.  


BAR DESCUMPRE QUARENTENA 

Policiais militares da 1ª Companhia de Americana flagraram um bar descumprindo a quarentena. No local havia aglomeração de pessoas, o que foi proibido pelo decreto estadual de prevenção à Covid-19. 

Seis pessoas foram flagradas no bar, na Rua Tunísia, no bairro Morada do Sol, em Americana, às 11h30 de domingo. Abordadas, as pessoas deixaram o local. 

Além disso, os policiais localizaram três máquinas caça-níqueis ligadas e uma máquina de jogo do bicho. No interior das máquinas foram apreendidos R$ 126,26 por peritos e policiais civis, que foram acionados ao local. 

O proprietário do estabelecimento foi conduzido até a Central de Polícia Judiciária para registro da ocorrência e posteriormente foi liberado.  


NOVA ODESSA TEM MUTIRÃO PARA ORIENTAÇÕES 
[caption id="attachment_39905" align="aligncenter" width="1024"] REUNIÃO | Comissão de Nova Odessa se reuniu pela primeira vez na quinta

Também integra o plano de reabertura gradual do comércio em Nova Odessa o mutirão que será realizado amanhã (29), entre 8h e 12h, para atendimento de proprietários de empresas da cidade. 

"Será um plantão de atendimento focado na orientação de comerciantes e empresários de todos os segmentos em relação à crise que estamos enfrentando. Durante o mutirão, eles poderão esclarecer dúvidas sobre questões sanitárias, terão orientação jurídica e acesso a linhas de crédito e programas de aprimoramento e otimização de negócios", explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Regina Pocay. 

Com estrutura montada em área anexa ao CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), o mutirão contará com estandes da Vigilância Sanitária, Banco do Povo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sicoob - sistema de cooperativas de crédito - e dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander. 

A primeira reunião da comissão ocorreu na manhã de quinta, no auditório do Paço Municipal.  

 

Com Claudete Campos 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/