O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, enviou resolução às prefeituras do Estado informando que elas devem divulgar os nomes dos vacinados contra o coronavírus, em sistema interno do governo. Na região, Americana e Hortolândia já estão atendendo a medida. O anúncio da resolução foi feito por Regiane de Paula, coordenadora do controle de doenças da secretaria, durante coletiva ontem.
“O secretário Jean fez ontem (28) uma resolução solicitando aos municípios que, tantos serviços públicos quanto privados, informem diariamente as doses aplicadas da vacina, de forma nominal, no sistema de informação VaciVida”, revelou a coordenadora.
A Prefeitura de Americana informou que já vem cumprindo a medida, “porém, em determinados momentos esse sistema apresenta lentidão no acesso, o que tem prejudicado o processo de atualização. O GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria Estadual de Saúde, informou que ainda nesta sexta o problema seria sanado”, diz a nota.
A Prefeitura de Hortolândia informou que “já está seguindo a resolução emitida pelo governo”. A Prefeitura de Santa Bárbara respondeu apenas que divulga a quantidade das doses diariamente via imprensa e que anexará esta informação (quantidade) ao boletim de casos e ocupação de leitos”.
As prefeituras de Nova Odessa e Sumaré não responderam aos questionamentos da reportagem.
Em Americana, a Câmara aprovou quinta-feira (28), em primeira discussão, projeto de lei de Gualter Amado (Republicanos) que obriga a divulgação diária da lista dos vacinados no município pela prefeitura. Todas as prefeituras da região têm divulgado diariamente o balanço de vacinados, mas apenas a quantidade, sem os nomes.
Em Santa Bárbara, a vereadora Esther Moraes (PL) também protocolou projeto de lei obrigando a divulgação da lista de vacinados pela prefeitura. O projeto ainda não foi votado. Em Nova Odessa, Wagner Moraes (PSDB) fez requerimento à prefeitura com o mesmo pedido.