A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quinta-feira (31) uma sessão solene para a entrega do prêmio Destaques Culturais do Ano, aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades culturais no município em 2024.
A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 8 da Claro TV (TV TODODIA), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).
O prêmio é dividido em em sete categorias: artes plásticas; fotografia, cinema, vídeo e mídias eletrônicas; dança; cultura popular brasileira, afro-brasileira e artesanato; literatura; música; e teatro. As indicações dos homenageados foram feitas pelas câmaras setoriais do Conselho Municipal de Cultura (Comcult).
Vencedores Destaques Culturais 2024
Artes plásticas – Bruno Albuquerque
Bruno começou no grafitti nos anos 2000, em São Paulo. Em 2003 passou a atuar em Americana, outras cidades do interior de São Paulo e capitais do Brasil. Atualmente seu trabalho é marcado pelo uso de linguagem de sinais LIBRAS, passando à estética de transformação que a Libras tem nos muros das cidades e usando as cores do estilo único, o Thermal.
Arte popular – Projeto de Capoeira Força e fé
Fundado em 2016 por Reinaldo Ribeiro dos Santos, o Projeto de Capoeira Força e Fé desenvolve suas atividades na região formada pelos bairros Jardim dos Lírios, Lilases e Flores. Junto deste projeto nasceu, em 2018, o “Cantinho do Saber”, biblioteca que tem como objetivo estimular a leitura e o desenvolvimento cultural.
Dança – Well Lucas
Well é bailarino, coreógrafo e diretor da RCA Dance. O artista começou a trajetória em 2006, com destaque em danças urbanas, com atuações e premiações em importantes eventos culturais. Atuou na área de desenvolvimento social e em 2018 foi selecionado no All Dance Brazil. Levou seus alunos para a All Dance World 2019, alcançando o 8º lugar na competição internacional realizada nos Estados Unidos. Há 12 anos dá aulas de expressão corporal no Colégio Dom Pedro II e, como voluntário, participa como professor de Danças Urbanas no projeto social da Associação NILEEC.
Fotografia, cinema, vídeo e mídias eletrônicas – Gil Produções
A Gil Produções atua há 40 anos como produtora audiovisual. Ao longo de décadas, tem atuado em produções de séries documentais, eternizando histórias e fatos principalmente voltados à Cultura. Dentre seus trabalhos destacam-se os documentários “Festa do Peão de Americana, uma trajetória de sucesso” e “Americana conta sua história em fatos e prosa”. Um dos projetos em andamento é o “Projeto América – São os passos que fazem o caminho”, documentário em formato reality que contará a trajetória do atleta Hugo Farias em uma expedição épica que cruzará as Américas.
Literatura – Áurea Stradiotto Mendes
Com formação em Psicanálise, Arteterapia, Pedagogia e Arte Educação, Áurea é idealizadora dos projetos Trupe do Interior, atual Centro Cultural Candeeiro, e das Arteiras do Candeeiro. Capoeirista e Batuqueira, adora poesia desde criança, principalmente escrever e declamar. Em seu tempo livre faz criações em crochê, miçangas e sementes, onde consegue transmitir experiência de cores, texturas e histórias, pois cada peça criada traz em si uma história ancestral.
Música – Grupo Ressureição
O Ressureição iniciou em 1993 como grupo de dança de rap chamado American Rappers. O Ressureição chegou a gravar algumas músicas e realizaram a abertura de alguns shows. Após uma pausa nas atividades, no início dos anos 2000 os integrantes do se tornaram cristão evangélicos, e com o intuito de continuarem divulgando seus trabalhos, passaram a escrever e gravar letras cristãs, mas mantendo o estilo musical do hip-hop. Desde então, atuam com o objetivo de levar cultura, entretenimento e mensagens positivas, transformando histórias e realidades de muitas pessoas.
Teatro – Cia. Finibus
A Cia Finibus possui mais de 15 anos de experiência e conta com sete atores que estão em constante aprendizagem, tendo participado de festivais renomados e conquistado prêmios como Melhor Espetáculo; Melhor Direção; Melhor Coreografia; Melhor Atriz e Ator; Melhor Iluminação e Melhor Figurino. A companhia possui uma linguagem estética focada nos signos, na simbologia e na expressão corporal, atuando na linha dramática. Atualmente apresentam o espetáculo “Aos Pedaços” e desenvolvem o curta-metragem “O desamparo dos que mais precisam”.