Nesta terça-feira (6) e nesta quarta-feira (7), os professores municipais de educação especial participam no Teatro Nair Bello de um treinamento sobre “Manejo de Comportamentos na Escola”, especificamente para atendimento a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Esse treinamento permite que as crianças com TEA sejam efetivamente incorporados à sociedade, tornando-se capazes de alcançar seu potencial máximo ao desenvolverem, de forma gradual e adequada, suas habilidades sociais, emocionais e acadêmicas.
A capacitação foi ministrada pelo professor doutor Felipe Lemos Magalhães, da Luna Aba (Análise do Comportamento Aplicada). André De Francesco, secretário de Educação participou da palestra.
A ação faz parte de uma consultoria da Luna Aba, que acontece até agosto deste ano, e terá ainda a implantação de um Protocolo de Avaliação nessa área. Em março, os professores participaram de uma formação para avaliação global de pessoas com TEA, deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento.
A importância da inclusão educacional é garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua condição física, psicológica e socioeconômica. Além do mais, a perspectiva inclusiva e humanizada pode promover a aceitação da diversidade e a compreensão mútua entre os alunos e professores, o que tende a proporcionar crescimento e harmonia nos espaços coletivos.