sábado, 12 abril 2025
Câmara Municipal de Piracicaba

Proteção do Rio Piracicaba será tema de audiência pública com vereadores em 13 de maio

Desastre ambiental de julho do ano passado motivou pedido de vereador
Por
Vladimir Catarino
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Piracicaba promoverá, no dia 13 de maio, uma audiência pública para discutir estratégias de proteção do Rio Piracicaba. A convocação partiu do vereador Zezinho Pereira (União Brasil), autor do requerimento sobre o tema, aprovado na sessão desta quinta-feira (10).

O desastre ambiental em julho de 2024, causado pelo despejo de material químico nas águas do manancial, foi usado como justificativa pelo parlamentar para propor a audiência. Na ocasião, 235 mil peixes de diferentes espécies foram encontrados mortos no rio.

Zezinho ressaltou que embora sejam feitas diversas ações de preservação do rio, não se observam a aplicação de multas a quem o polui, nem a adoção de medidas para evitar novas tragédias ambientais. “Ultimamente vemos o Rio Piracicaba se acabando, principalmente a população de peixes. Precisa-se fazer um trabalho ostensivo para que isso não aconteça mais”, afirmou o vereador.

Para a audiência, o parlamentar propôs a convocação dos secretários municipais de Administração e Governo, João Blasco, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, além do secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Bucci, e o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Ronald Silva.

Estão convidados para a audiência o prefeito Helinho Zanatta (PSD); o presidente da Agência das Bacias PCJ; promotores do Gaema; representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), os comandantes da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental e do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal; o presidente da Associação Remo Piracicaba. Já a lista de convocados para o debate conta com os nomes dos secretários municipais de Administração e Governo, João Blasco, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto; o secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Bucci; e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Silva.

O requerimento convida a estarem presentes o prefeito Helinho Zanatta (PSD); o presidente da Agência das Bacias PCJ; promotores do Gaema; representantes da Cetesb; os comandantes da 2ª Companhia de Policiamento Ambiental e do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal; o presidente da Associação Remo Piracicaba; e demais autoridades.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também