
Desde quinta (20), os moradores de vários pontos de Americana enfrentam problemas no abastecimento de água em meio à onda de calor que atinge a região.
Por que o cenário é tão grave? A TV TODODIA explica tudo para você.
MAIS DE 15 BAIRROS SEM ÁGUA
No primeiro dia, o DAE (Departamento de Água e Esgoto), vinculado à prefeitura, divulgou que substituiu uma bomba de uma ETA (Estação de Tratamento de Água) que abastece diversos bairros. Os locais afetados foram:
- Vila Galo
- Nova Americana
- Conserva
- Vila Biasi
- Jardim São Paulo
- Jardim São Pedro
- Cidade Jardim
- Mathiensen
- Jardim dos Lírios
- Parque Novo Mundo
- Terramérica
- Parque Universitário
- Jardim Brasília
- Jardim São José e adjacências
- Cordenonsi

O QUE ACONTECEU DEPOIS?
No início da tarde de sexta (21), a autarquia informou ter realizado uma intervenção na adutora na Rua Fernando de Camargo, região central da cidade, no cruzamento com a Rua Marechal Deodoro e a Rua dos Professores. O trânsito foi interditado no sentido Centro.
Por volta das 19h, o DAE relatou que o serviço havia sido concluído e que o abastecimento à população seria normalizado gradativamente.
PROBLEMA PERSISTIU
No sábado (22), ocorreu a troca do motor da nova bomba da ETA do Cordenonsi, segundo anúncio oficial. A prefeitura pontuou que o reservatório da Vila Santa Catarina voltava a operar e que a água retornaria às torneiras.
PIORA DO CENÁRIO
Domingo (23) foi o dia em que a situação se agravou. O DAE anunciou ter substituído o rotor do motor da bomba às 10h e, novamente, garantiu que a normalização aconteceria aos poucos.

Por volta das 14h, houve a divulgação de que caminhões-pipa estariam até às 20h nas praças da Cidade Jardim, na Rua das Azaleias, perto do poço artesiano, e do Parque Novo Mundo, na Rua Amparo, ao lado do poço artesiano.
Às 22h, a autarquia relatou que o reservatório da Vila Santa Catarina seguia sem operar, mesmo após as diversas manutenções realizadas no local.
RETORNO DOS TRABALHOS NESTE SEGUNDA (24)
Na manhã desta segunda-feira (24), o DAE emitiu um comunicado informando que ainda busca normalizar o abastecimento de água para os 15 bairros atendidos pelo reservatório da Vila Santa Catarina, no entanto não deu prazo para solucionar o problema. Escolas e creches foram afetadas pela interrupção no abastecimento e tiveram de ser atendidas por caminhões-pipa.
SUPERINTENDENTE DO DAE FALA SOBRE FALTA D’ÁGUA
O superintende do DAE, Marcos Morelli, falou pela primeira vez sobre a falta d’água que atinge 15 bairros de Americana há, pelo menos, cinco dias. O vídeo foi divulgado pela prefeitura no fim da manhã. À noite, a autarquia relatou que substituiu um registro de rede na rua Fernando de Camargo, no Centro. O local havia passado por manutenção, mas os problemas não foram sanados.
QUANDO A ÁGUA VAI VOLTAR EM AMERICANA?
Na manhã desta terça-feira (25), a Prefeitura de Americana anunciou que o bombeamento já operava próximo a 80% da capacidade ideal. O fornecimento está ocorrendo em alguns pontos, mas ainda existe intermitência no fornecimento de água na maioria dos bairros. A expectativa é de que a situação melhore ao longo do dia.
DAE INFORMA RETORNO DE 100% DO ABASTECIMENTO
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana informou, na manhã desta quarta-feira (26), que o abastecimento de água foi normalizado, com 100% do bombeamento para os 15 bairros que apresentavam problemas no fornecimento nos últimos cinco dias, atendidos pelo reservatório da Vila Santa Catarina (CR-3).
De acordo com o DAE, as medições de parâmetros durante a madrugada apontaram para o bombeamento total, na capacidade máxima.