sexta-feira, 26 abril 2024

Reis desiste de candidatura a vice

Prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC era cotado para a vaga na chapa de Rodrigo Garcia 

Opção | O prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis (Foto: Divulgação)

O prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Gustavo Reis (MDB), não deixou o cargo na prefeitura da cidade na sexta-feira (1), desistindo, assim, da disputa eleitoral ao governo do Estado. Reis vinha sendo cotado para ser candidato a vice na chapa encabeçada por Rodrigo Garcia (PSDB).

“Fiquei muito feliz com o carinho e o reconhecimento das mais importantes lideranças do estado de São Paulo, como João Doria e Rodrigo Garcia, além do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi. Nos últimos meses, muitos foram os apelos para que eu colocasse meu nome à disposição para compor a chapa com o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Fiquei extremamente lisonjeado, orgulhoso e honrado com inúmeras manifestações de apoio”, disse ao TODODIA na manhã deste sábado (2).

“No entanto, o calendário eleitoral exige seis meses antes da eleição a desincompatibilização do cargo de prefeito para quem pretende disputar a eleição. Refleti bastante e decidi continuar à frente da Prefeitura de Jaguariúna, onde exerço o terceiro mandato no cargo de prefeito municipal. Temos ainda muitos desafios pela frente em Jaguariúna e na Região Metropolitana de Campinas”, concluiu.

Reis vinha recebendo forte apoio também de prefeitos da região para a disputa ao cargo. Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, no dia 15 de março, prefeitos de Sumaré, Cosmopolis e Valinhos exaltaram o nome do chefe do Executivo de Jaguariúna. “Somos a segunda maior região metropolitana do estado e uma das maiores do Brasil. Nós temos que unir nossa voz no ideal de ter representatividade no governo do estado, no ideal de ter alguém na ponta da lança para que a gente alcance nossos objetivos. E a ponta de lança desse Conselho é o Gustavo Reis, que deve ter nosso apoio para vice-governador do estado”, disse o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), na ocasião.

Crise 
Um dos motivos para a resistência do prefeito de Jaguariúna pode ter sido a crise aberta no final desta semana na candidatura de João Doria à Presidência.

O candidato chegou a desistir da disputa na quinta-feira, provocando a ira de alas do partido tucano e também do próprio Rodrigo Garcia, que havia mudado de partido – foi do DEM para o PSDB – para sair candidato ao governo. Doria acabou mudando de ideia após pressão de políticos aliados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também