sábado, 5 outubro 2024

Câmara retoma os trabalhos legislativos com apreciação de três projetos de lei

Um dos projetos garante isenção de IPTU para imóveis afetados por inundações e alagamentos 

Foto: Divulgação

A Câmara de Santa Bárbara d’ Oeste retorna do recesso legislativo, realizando a primeira sessão do ano nesta terça-feira (17). Na pauta estão três projetos de leis, aprovados pelos vereadores, sendo: O primeiro é o projeto de Lei n° 18/2021 que estabelecem diretrizes e norma para garantir o bem estar dos animais domésticos e silvestres.

O segundo projeto, de Lei n°61/2021, que declara a feira da área central como patrimônio cultural imaterial do município de Santa Bárbara d’ Oeste e o Projeto de Lei Complementar n°04/2021 que altera o artigo 39º do Código Tributário Municipal, que autoriza a prefeitura fornecer isenção do IPTU. Todos os projetos são de autoria do vereador Eliel Miranda (PSD). 

Foto: Divulgação/ Autor do projeto de lei, Vereador Eliel Miranda

 Entre os projetos apresentados, se destaca a alteração do Código Tributário Municipal, que permite a isenção do IPTU para contribuintes que sejam proprietários de um único imóvel, de até 150 metros quadrados de área construída e que comprove que não possui condição de arcar com o pagamento do imposto. Outra medida prevista nessa alteração é a isenção do imposto para pessoas que tiveram seus imóveis afetados por alagamentos e inundações.

O vereador Eliel Miranda, autor do projeto de lei, destacou a importância dessa alteração no Código Tributário. “Santa Bárbara d’ Oeste têm problemas crônicos de alagamentos, quantas vezes eu fui até o São Fernando em alagamentos, em locais distantes de rios. Tivemos diversos locais com alagamentos e nós íamos até lá e a população dizia, vereador isso acontece há muitos anos e a prefeitura não faz aquilo que lhe compete”.

Eliel também ressaltou que o projeto de lei é uma resposta do legislativo para a população que busca soluções, “hoje para fazer a diferença, nós vereadores, aprovando o projeto, estamos dizendo a população que a parte da Câmara Municipal está sendo feita”.
O projeto foi aprovado pelos vereadores durante a sessão desta terça-feira (17) e agora segue para apreciação do chefe do poder executivo, que poderá sancionar à medida que se tornará referência na região.
A reportagem TODO DIA conversou com o prefeito Rafael Piovesan, que participou da primeira seção do ano, sobre a possibilidade de sancionar a lei apreciada pelos vereadores.
“Eu vou esperar o projeto de lei passar pelo crivo dos vereadores e a gente vai fazer uma análise dentro do município. Mais impactante que tudo isso é nós tratarmos da questão dos alagamentos da forma que a gente vem fazendo, desde as construções das comportas da represa São Luis, da construção da nova represa que vai permitir uma regulação desse volume de vazão muito mais adequada e o processo de dragagem que estamos fazendo em toda extensão do Ribeirão dos Toledos. Nós vamos analisar o projeto, encaminhar para as áreas técnicas e aquilo que for possível nós vamos fazer”.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também