Na manhã desta quinta-feira (12), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste entregou a reforma da ETA IV (Estação de Tratamento de Água), localizada no Jardim Souza Queiroz. As obras, que tiveram início no mês passado, contaram com um investimento total de R$1,4 milhão provenientes de recursos do DAE e do Governo Federal.
As reformas realizadas na estação começaram com a modernização de um dos tanques decantadores. Uma base de concreto armado foi instalada para dividir o tanque em duas partes, permitindo a operação individual e possibilitando a realização de manutenções sem interromper totalmente o processo de tratamento de água. Além disso, novos módulos de decantação foram instalados, juntamente com comportas que visam aumentar a eficiência operacional da estação.
“São entregas importantes, uma é a reforma que aconteceu nos tanques de decantação da Estação de Tratamento de Água, essa reforma proporciona o aumento na capacidade de tratamento de 16 a 20%. Então, é mais capacidade para tratar água e mais água para a população”, comentou o Diretor Superintendente da Autarquia, Laerson Andia.
Novos reservatórios de água na Zona Leste
Ainda nesta quinta-feira (12), o Departamento entregou novos reservatórios de água em bairros da zona leste do município. Com capacidade total para 2,7 milhões de litros, os novos tanques atenderão as regiões da Cidade Nova, Jardim das Palmeiras e Jardim Santa Rosa.
Ao todo, foram construídos três tanques elevados, cada um com capacidade para 250 mil litros, além de um tanque semienterrado que comporta 2 milhões de litros no bairro Santa Rosa. O investimento para essas construções foi de R$4,2 milhões, também provenientes de recursos próprios do DAE e do Governo Federal.
A crise hídrica que atinge a região pode atingir Santa Bárbara?
Embora essas inaugurações representem um avanço significativo no abastecimento e na qualidade da água para a população barbarense, o cenário hídrico regional é preocupante. A crise de estiagem afeta os municípios vizinhos, como por exemplo, a vazão do Rio Piracicaba, que registrou uma queda de 60% abaixo da média em Americana.
O diretor superintendente do DAE comentou sobre a possibilidade de a crise atingir o município e quais são os planos da autarquia para enfrentar este problema.
“Nós temos três importantes reservas em três represas, onde todas juntas perfazem 10 bilhões de litros de água. Hoje estamos com um pouco acima de 60%, que é um volume compatível com a época do ano. Porém, nós sabemos que, a nível nacional, estamos passando por uma crise hídrica sem precedentes. A chuva realmente é o que vai normalizar tudo, porém, tem uma situação que é contingencial, que estamos trabalhando nela desde a gestão passada, que são reservas de água para capacitação emergencial. Nós temos uma grande reserva na antiga Usina Santa Bárbara e uma no manancial do Araçariguama”, explicou Laerson.