sábado, 12 outubro 2024

Demora na pediatria de PS foi ‘pontual’ e será resolvida, diz prefeito

Na quarta-feira (22), o contrato mantido entre a prefeitura e a Vannini & Delatim Serviços Médicos e Nutricionais, responsável pelos plantões de pediatria nos PSs, foi rescindido por “não oferecer atendimento em conformidade” 

O prefeito de Santa Bárbara, Rafael Piovezan (PV) classificou ontem a demora no atendimento pediátrico do PS (Pronto-Socorro) Dr. Afonso Ramos como “pontual” e que, com a substituição da empresa terceirizada, conforme mostrou ontem o TODODIA, pretende resolver o problema (Foto: Divulgação)

O prefeito de Santa Bárbara, Rafael Piovezan (PV) classificou ontem a demora no atendimento pediátrico do PS (Pronto-Socorro) Dr. Afonso Ramos como “pontual” e que, com a substituição da empresa terceirizada, conforme mostrou ontem o TODODIA, pretende resolver o problema.

Segundo ele, o hospital atende 3,2 mil crianças por mês. “Procure em qualquer hospital municipal que tem na região e perguntem quantas [crianças] atendem por mês. É verdade que tivemos um problema pontual, mas a maioria dos atendimentos [no Afonso Ramos] não ultrapassam uma hora. Acompanho todo dia a fila de atendimento. Estamos tratando isso com responsabilidade e seriedade”, disse.

“Precisamos ser justos com a questão da pediatria. Ninguém deseja uma saúde melhor para as crianças da cidade do que eu. A cidade nunca teve urgência e emergência em pediatria. O barbarense que tinha uma emergência com seu filho tinha que levar em outro lugar. Não quer dizer que eu acho adequado ter problema no PS. Sei das dificuldades. Quero dizer que estamos recebendo uma parte de pacientes que não são só de cidades vizinhas, são também de outros estados. Não quer dizer que vamos deixar de atender”, comentou.

Na quarta-feira (22), o contrato mantido entre a prefeitura e a Vannini & Delatim Serviços Médicos e Nutricionais, responsável pelos plantões de pediatria nos PSs, foi rescindido por “não oferecer atendimento em conformidade”.

A empresa atuaria na cidade até junho de 2022, ao custo de R$ 4,5 milhões, mas deixa de ser a responsável pelas consultas pediátricas no próximo dia 9. Quem assume o serviço é a segunda colocada na licitação vencida pela Vannini & Delatim, a empresa Sanklech Serviços Médicos Ltda, já no dia 10 de janeiro.

“Se a empresa não cumprir o contrato, nós rescindimos. Eles falharam pontualmente em algumas situações. Eventualmente a empresa não cumpriu, tanto é que a empresa não vai poder licitar em Santa Bárbara d’Oeste. Vamos ter outra que vai oferecer o serviço e vamos fiscalizar”, completou Piovezan.

Piovezan disse ainda que, em breve, o atendimento na especialidade será ampliado, com a reabertura do setor de pediatria de urgência e emergência do PS Dr. Edison Mano.

“É um momento em que as crianças estão voltando às aulas, em que elas vão ter febre e tosse, o que sobrecarrega o atendimento. Eu tenho relato de pessoas que valorizam muito o atendimento. Estamos desvalorizando um tipo de atendimento que, às vezes, é melhor do que o particular”, disse. | RP

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também