Cidade anuncia começo da imunização na faixa dos 5 aos 11 anos, com comorbidades e deficiência permanente, sem necessidade de agendamento, em três UBSs
Os horários variam de acordo com a UBS. Na unidade da Cidade Nova, será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Nas UBSs Regional Zona Sul e no Centro de Saúde 2, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h.
Como estas unidades passam a realizar a vacinação infantil, não haverá atendimento de sintomas gripais nestes locais. Sendo assim, os pacientes da UBS Cidade Nova, UBS Regional Zona Sul e do Centro de Saúde 2 serão destinados respectivamente à UBS do São Fernando (Rua do Centeio, 38, Jardim São Fernando), UBS do São Francisco 2 (Rua Cariris, 400, Jardim São Francisco 2/Santa Rita) e UBS do Grego/Furlan (Rua Arthur Amaral, 30, Vila Grego/Residencial Furlan).
DOCUMENTAÇÃO
Para tomar a primeira dose pediátrica, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou dos responsáveis, com documentos que comprovem o parentesco e comprovante de endereço atualizado no nome dos pais ou dos responsáveis.
Das crianças com comorbidades e deficiência permanente, é necessário obrigatoriamente apresentar CPF, caderneta de vacinação e carta médica, exames, receitas ou prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.
COMORBIDADES
As comorbidades definidas para prioridade na vacinação são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares dispositivos cardíacos implantados, talassemia, Síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatia crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.
DEFICIÊNCIA PERMANENTE
Já crianças com Deficiência Permanente poderão comprovar a condição por meio da apresentação de laudo médico que indique a deficiência, ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, ou documento oficial com indicação da deficiência, ou cartões de gratuidade do transporte público e ou ainda autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).
PRÉ-CADASTRO
Para agilizar o processo de identificação e vacinação, é recomendado o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado de São Paulo. Já está liberado este pré-cadastro para crianças de 5 a 11 anos. Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento para a vacinação.