Terça, 18 Janeiro 2022

Santa Bárbara e Sumaré têm campanha contra HIV

CidadesSaúde Pública

Santa Bárbara e Sumaré têm campanha contra HIV

Iniciativas públicas para orientar a população e incentivar a realização de testes para diagnóstico do vírus e triagem de Sífilis 

TESTE | Exames estão disponíveis na rede pública (Foto: Divulgação)
As prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste e de Sumaré anunciaram nesta quarta-feira (1º) - Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS - iniciativas públicas para orientar a população e incentivar a realização de testes para diagnóstico do vírus e triagem de Sífilis.

Em Santa Bárbara, a "Campanha Fique Sabendo" foi iniciada ontem e vai até dia 7 de dezembro, prometendo ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para início do tratamento e diminuição da transmissão.

Os testes gratuitos e demais ações da campanha, como entrega de kits com preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante para população de risco e materiais informativos sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) serão realizados diariamente (exceto no fim de semana) no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas) e nesta sexta-feira (3) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Regional Zona Sul.

Durante o período da campanha, os testes serão realizados por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Mas fora do período da campanha, o CTA/AMDIC realiza testagem durante o ano todo.

O setor funciona na Rua Teresina, 553, no Planalto do Sol. Informações pelos telefones (19) 3454-8466, (19) 3455-2490 ou pelo Disk AIDS 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7h às 16h30.

Em Sumaré, neste sábado (4), a equipe do Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) da prefeitura estará de plantão em uma tenda na Praça Manoel de Vasconcellos (atrás da Igreja Matriz), no Centro. No local, das 9h às 14h, serão ofertados testes rápidos de HIV e Sífilis. A testagem é gratuita, sigilosa e não há necessidade de jejum. O resultado sai, no máximo, em 20 minutos.

"A testagem é fundamental para identificar a doença e iniciar as intervenções o quanto antes, impedindo que o vírus avance silenciosamente e se agrave", reforça o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.

Independente da ação programada para sábado, em qualquer período do ano a testagem rápida para Sífilis, HIV e Hepatites B e C poderá ser feita na sede do Cresser, na Rua Jaciro Baldiotti, 350, Jardim Planalto do Sol. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para mais informações, o telefone é (19) 3873-5463. Os testes também são realizados pelas unidades básicas de saúde. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 18 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/