A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste abriu no último fim de semana uma licitação para contratar a empresa que vai substituir mais uma ponte de madeira por uma estrutura de concreto. Trata-se da travessia sobre o Ribeirão dos Toledos, entre os bairros São Joaquim e Jardim Batagin. O investimento previsto é de R$ 2,3 milhões.
Os recursos serão provenientes de um acordo judicial, firmado entre o município, a empresa Cosan e o Gaema (Grupo de Atuação Especial da Proteção ao Meio Ambiente) do Ministério Público – como contrapartida por uso irregular de áreas de preservação permanente e de reservas legais.
A atual estrutura é alvo constante de reclamações por parte dos moradores, por conta da rápida deterioração e da limitação nos deslocamentos.
Como a ponte de madeira não suporta o peso de veículos maiores, como ônibus e caminhões, tubos de concreto foram colocados nas laterais, para limitar a passagem a um veículo leve por vez.
Além da construção da ponte, o edital da concorrência pública prevê a remodelação do sistema viário na região, que engloba Elias Fausto e Alexandre Herculano e a Avenida Rafard.
No trecho, o ribeirão também deve receber um tratamento com gabiões (um tipo de cesto, feito com estrutura armada e flexível), que auxilia na redução da velocidade da água e mantém o crescimento da vegetação ao seu redor.
A entrega dos envelopes com habilitação e propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 11 de fevereiro.
A previsão é de que todo o processo de contratação seja concluído ainda no primeiro semestre. O edital prevê que a obra seja entregue em um prazo máximo de 15 meses.
OUTRAS PONTES
A Administração já substituiu pontes semelhantes na Zona Sul (entre os bairros Santa Alice e Rochelle 2) e as vilas Lola e Grego. Recentemente, licitou também a chamada “ponte do Viveiro”, entre os bairros São Joaquim e Jardim Barão.
O contrato com a empreiteira que vai executar a nova ponte do Viveiro já foi assinado e a expectativa é de que as obras sejam iniciadas nos próximos dias.
Por Walter Duarte