sexta-feira, 19 abril 2024

Sarampo segue em expansão na região

O total de casos confirmados de sarampo nas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) cresceu 18% na última semana, em comparação com a anterior, passando de 112 para 133 resultados positivos da doença. Ainda há 197 suspeitas sob investigação nos 20 municípios da região. Os dados são das prefeituras e da Secretaria de Estado da Saúde, contabilizados até ontem e anteontem. 

Sete das 20 cidades apresentaram novos casos da doença desde a quinta-feira da semana passada, quando os dados haviam sido atualizados pela última vez pelos órgãos de saúde. Americana, que tinha duas confirmações, passou para quatro. Campinas saltou de 57 para 68 resultados positivos. Hortolândia e Valinhos, que possuíam quatro doentes cada, hoje têm cinco por município. Indaiatuba foi de seis para sete infectados e Vinhedo, de 10 para 12. Houve crescimento também de resultados positivos em Paulínia, que chegou a 12 pessoas contaminadas. Na semana passada, eram sete os casos confirmados na cidade. 

O número de doentes pode ser maior, já que as prefeituras de Artur Nogueira, Cosmópolis, Itatiba e Santo Antonio de Posse não responderam os questionamentos do TODODIA ontem. 

As informações relativas a estes municípios foram fornecidas pelo governo estadual na quarta-feira. A secretaria estadual de Saúde atualiza o levantamento semanalmente. 

A Prefeitura de Campinas atribuiu ontem às “fake news” o aumento de casos da doença, que tinha sido considerada eliminada no Brasil em 2016. “O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no Brasil. Contribuiu também a disseminação de informações falsas sobre a vacina”, informou a Administração, em nota. 

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença, segundo o Ministério da Saúde, que alterou o protocolo regular de vacinas, introduzindo a chamada “dose zero” para bebês a partir de seis meses. 

“Infelizmente trata-se de uma doença contagiosa, que está de volta depois de ser considerada erradicada”, destacou o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz (PSDB). 

NOVOS CASOS 

Em Americana, dois novos casos da doença foram registrados esta semana. Trata-se de um casal (ela com 37 anos e ele, com 41), que teve contato com um indivíduo doente em Guarulhos. Ambos eram vacinados. Além deles, a Secretaria de Saúde da cidade confirma outros dois casos de sarampo: em uma mulher de 50 anos e em um homem de 47 anos – ambos sem vacina. 

ORIENTAÇÃO 

A recomendação do Governo do Estado para as mães de crianças com idade inferior a 6 meses é evitar exposição a aglomerações, manter a higienização e a ventilação adequadas de ambientes. Em caso de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal, o ideal é procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também