sexta-feira, 22 novembro 2024

Saúde antecipa vacinação contra gripe em agentes

A vacinação contra a gripe continua nesta terça-feira (31) na região. A novidade é a antecipação da vacinação de agentes de segurança, que foi recomendada pelo Centro de Contingência de Coronavírus, criado pelo governo estadual para traçar estratégias de combate à doença. Anteriormente, as vacinas eram destinadas apenas para profissionais da saúde e grupo de risco (idosos). Serão vacinados policiais civis e militares, bombeiros, agentes do sistema prisional, entre outros. 

Em Americana, a vacinação contra a gripe continua nesta terça-feira (31) em oito UBS (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 16h. Nestes locais, sobraram algumas doses, que totalizam 732, e devem ser aplicadas nos grupos prioritários da primeira etapa de vacinação. 

A vacinação continua nas seguintes UBS: Praia Azul, que ainda possui 80 doses; Jardim Alvorada, 150 doses; Cariobinha, 50 doses; Jardim Boer, 150 doses; Vila Gallo, 42 doses; São José (Praia Azul), 160 doses; Jaguari, 10 doses; e Mário Covas, 90 doses. Nestes locais, a vacina está sendo aplicada de maneira convencional, não sendo realizado o sistema drive thru. 

Até o momento, Americana já vacinou 26.868 pessoas durante a campanha contra a gripe, que começou no dia 23 de março. Desde então, o município recebeu três lotes de vacinas: um com 9.600 doses; outro com 11 mil doses; e o terceiro, na sexta-feira (27), com 7 mil doses. 

A Vigilância Epidemiológica ainda não foi comunicada pela Secretaria de Estado da Saúde sobre quando será disponibilizado um quarto lote. 

Os profissionais estão organizando a fila, de modo que os idosos permaneçam com distância mínima uns dos outros. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que essa distância seja respeitada. 

HORTOLÂNDIA 

A vacinação contra a gripe será retomada nesta terça em Hortolândia. Em razão da grande procura pela imunização, a campanha havia sido suspensa porque a quantidade de doses enviadas pelo Estado não foi suficiente e havia acabado quarta-feira (24). A mobilização foi iniciada na segunda-feira passada (23), tendo como público-alvo inicial idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município recebeu 4.500 novas doses. Há postos de vacinação nos bairros: Nova Europa, Santiago, Novo ngulo, Nova Hortolândia, Parque do Horto, Orestes Ongaro, São Jorge, Jardim Amanda I e II, Taquara Branca, São Bento, Jardim Rosolen, Santa Esmeralda, Santa Clara, Campos Verdes e Figueiras. 

SANTA BÁRBARA 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste informou que ontem foram aplicadas 1.575 doses da vacina contra a gripe no município. 

A iniciativa prossegue hoje (31), para pacientes agendados, nas 13 UBSs, das 8h às 15h30: São Fernando; Cidade Nova; São Francisco 2/Santa Rita; Jardim Europa; 31 de Março; Mollon; Jardim Esmeralda; Cruzeiro do Sul; Laudissi/Romano; Planalto do Sol 2; Vista Alegre; Grego/Furlan e Centro de Saúde II, Vila Linópolis. 

A Secretaria de Saúde ressalta que o agendamento deve ser feito pelo telefone 0800-770 6378, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 h. 

NOVA ODESSA ULTRAPASSA 5 MIL DOSES 

Nova Odessa ultrapassou a marca de 5 mil doses aplicadas na campanha de imunização contra gripe. Ontem a vacinação foi retomada em quatro pontos da cidade, um deles no sistema drive thru, com mais 1.360 doses disponibilizadas. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, aproximadamente 1,2 mil pessoas pertencentes aos três grupos foram vacinadas no Ambulatório de Especialidades Médicas, onde idosos são vacinados sem sair do carro, e nas UBSs do Centro, do Jardim São Manoel e do Jardim São Francisco. 

Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, as doses restantes do terceiro lote enviado serão destinadas à imunização de pacientes acamados. 

O município aguarda o envio do quarto lote pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas, para dar continuidade à imunização de idosos, profissionais da saúde, policiais militares, civis, bombeiros, membros da Polícia Científica e do sistema prisional. 

Com as doses aplicadas na abertura da segunda semana da campanha, Nova Odessa passou das cinco mil pessoas imunizadas. Semana passada, 4 mil idosos e profissionais de saúde foram vacinados. O primeiro lote da vacina, com 1,9 mil frascos, acabou em 4 horas, no primeiro dia da campanha. O segundo, com 2,1 mil doses, esgotou na manhã de sexta (27). A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 6 mil idosos nessa etapa.  

SUMARÉ FAZ VACINAÇÃO POR REGIÃO 

Sumaré reinicia hoje a Campanha de Vacinação. Devido à baixa quantidade de doses enviadas pelo Estado, a vacinação será feita em um ponto por região da cidade, das 8h às 15h, e com esquema especial de atendimento para evitar a exposição. 

Os pacientes acamados com mais de 60 anos, referenciados nas unidades de saúde, serão atendidos em casa. Pacientes que possuem plano de saúde particular e não têm cadastro em nenhuma unidade devem realizar a solicitação da vacinação na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A meta no município é vacinar 20.617 idosos e 4.788 trabalhadores da saúde. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação. 

A CAMPANHA 

A primeira fase da campanha segue até 15 de abril. A segunda etapa começa no dia 16, com foco nos professores e doentes crônicos. O Dia ‘D’ será em 9 de maio. A partir dessa data, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, entre outros. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também