A Prefeitura de Americana informou ao TODODIA nesta quinta-feira (28) que tem interesse de implantar UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) em algumas regiões do município. O Executivo não especificou as regiões, mas há grandes cobranças por reabertura de postos 24h nas regiões do Parque Gramado, Cidade Jardim, dentre outros. A abertura de novas unidades e descentralização da saúde, desafogando o Hospital Municipal, foram temas de debate dos vereadores na sessão da Câmara.
A reportagem questionou à Prefeitura se há planos de reabrir algum posto 24h e também o Hospital Infantil André Luiz. Em nota, o Executivo disse ter interesse de implantar UPAs “em algumas regiões do município. Isto vem sendo estudado pela Secretaria de Saúde, pois depende, principalmente, de viabilidade orçamentária”.
A Prefeitura revelou ainda que “estudos técnicos vêm sendo conduzidos pela atual gestão, inclusive com a proposta de ampliação dos leitos pediátricos”.
A vereadora Leonora Périco (PDT) fez requerimento pedindo abertura de posto 24h no Parque Gramado e Mathiensen. “Eu mesmo falo para irem no PA do Zanaga, porque lá vai ter tudo. Acredito que o prefeito está vendo com carinho, precisamos de um posto 24h no Gramado, eu trabalhei lá quando era 24h , via e sentia o quanto precisa para a região”, disse.
O vereador Juninho Dias (MDB) citou a importância de reabrir posto 24h na região do Cidade Jardim, na UBS Cilos. Dr. Daniel (PDT) disse que “nem tudo pode ser na conta da pandemia e da crise econômica de quatro anos atrás” e citou que, em 2000, quando começou a trabalhar em Americana, o atendimento era mais descentralizado.
“O PA do Gramado tinha clínica e pediatria 24h, tinha também o PA do Mathiensen, e o do Zanaga que até hojé é referência. E por fim ainda tinha o Hospital André Luiz, que tinha enfermaria, atendia crianças e funcionava 24h. No HM também tinha pediatria 24h, ou seja, cinco unidades com atendimento o dia todo”, apontou o verador.
Gualter disse que o maior erro da administração passada foi centralizar o HM. “O custo do HM é muito alto, absurdo”. Juninho citou o crescimento da região do Mario Covas como outro motivo da necessidade de outras opções 24h além do HM. Marcos Caetano (PL) frisou que são cerca de 40 mil na região do Parque Gramado. “Tem cidade do interior que tem essa população e tem Santa Casa”. Gualter Amado (Republicanos) disse que Americana acabou com a saúde preventiva. “É fundamental para dar dignidade e economizar lá na frente”, afirmou.