É o principal responsável pelo abastecimento de água da região de Campinas
O Sistema Cantareira entrou em alerta nesta terça-feira (17) após o índice armazenado ficar abaixo de 40%. O manancial, que é o principal responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo e da Região de Campinas, atualmente está operando com 39,2% da capacidade.
Segundo o Portal dos Mananciais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), hoje o reservatório registrou 384,76 hm³, com variação negativa de 0,1%. O sistema fornece água para os rios Atibaia e Jaguari, que abastecem cidade da região e depois se unem em Americana para forma o Rio Piracicaba.
De acordo com a ANA (Agência Nacional das Águas), a captação de água do sistema é condicionada ao nível de armazenamento de água do manancial ao término de cada mês. A faixa é considerada normal quando o volume útil acumulado é igual ou maior que 60%. Abaixo de 40% o estado é considerado de atenção e entre os índices de 30% e 40%, a faixa é de alerta.
Os demais mananciais que cobrem o estado de São Paulo apresentam situações consideradas normais ou de atenção. Veja:
- Cantareira: 39,2%
- Alto Tietê: 46,6%
- Guarapiranga: 51,1%
- Cotia: 60,6%
- Rio Grande: 68,3%
- Rio Claro: 45,0%
- São Lourenço: 58,4%
Em janeiro, o Sistema Cantareira havia entrado em atenção com o índice de operação em 42,1%, superando o estado de alerta que fechou o ano com 32,7%.