Sumaré trabalha desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus, apesar de não registrar casos positivos da doença. A administração vem realizando ações de maneira preventiva para evitar casos de Covid-19 na cidade, e iniciou a limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos do município.
A aplicação teve início nessa terça (24) na região central, abrangendo Terminal Rodoviário (bancos e piso), UPA Macarenko e ambulâncias, Ambulatório de Especialidades, além da área interna e externa do Velório Municipal, incluindo as paredes, bem como o ponto de ônibus. Bom lembrar que como parte das medidas para evitar a disseminação do Covid-19 (coronavírus), a entrada ao Velório foi limitada; a área interna não está sendo utilizada, e mesmo do lado externo, está sendo feito revezamento para não causar aglomeração.
Durante a semana a limpeza vai acontecer também em todos os pontos de ônibus da cidade, demais Unidades de Saúde e em bancos das praças. Os trabalhos estão sendo executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Na segunda-feira (23), Dalben assinou o decreto número nº 10.776, que estabelece regime de quarentena no município, regulamentando o funcionamento de serviços essenciais e estipula outras providências necessárias ao enfrentamento da propagação do Covid-19. Desde o início do ano, antes mesmo do primeiro caso ser confirmado no país (no dia 26 de fevereiro), a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado no dia 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e divulgação das medidas preventivas à população.
Sumaré não registra nenhum caso confirmado de coronavírus. De acordo com o último boletim informativo divulgado nesta quarta-feira (25), o município contabiliza 76 casos suspeitos em investigação e 2 já descartados. Visando tranquilizar e prestar o auxílio necessário aos moradores, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, boletins diários são disponibilizados no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br).
Um canal de WhatsApp para atendimento direto à população foi implantado para orientação médica específica sobre a doença. Três números (9.8443.0412 – 9.9303.9646 – 9.9299.9493) foram disponibilizados para apoio e orientação aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores enviam mensagens para os telefones e o atendimento está sendo feito por profissionais capacitados que tranquilizam e esclarecem as dúvidas da população.