terça-feira, 21 maio 2024

Henrique do Paraíso processa BRK por aumento considerado abusivo na tarifa d’água

 Vice-Prefeito de Sumaré aciona o Ministério Público por abertura de inquérito civil público contra a BRK Ambiental

 O vice-prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso entrou nesta quinta-feira com representação no Ministério Público contra a empresa de tratamento de água e esgoto de Sumaré, a BRK Ambiental.

Um dos objetivos desta representação é de impedir o aumento de 7,17 % nas tarifas de tratamento de água e esgoto na cidade, situação que vai contra o cenário de crise econômica vivido pelo país. De acordo com o vice-prefeito, este aumento impactará de forma danosa as famílias de Sumaré, em especial, aquelas de baixa renda, que sofrem com falta de alimentos e que lutam para sustentar a família.

A ação também solicita abertura de um inquérito civil público para a investigação das obras de modernização das barragens das captações do HORTO I e II, iniciadas em agosto de 2022, com um avanço de apenas 54% até janeiro de 2023. A dúvida é se estas obras incompletas possam ter sido as causas das enchentes recentes.

De acordo com o Henrique do Paraíso, existem indícios que as chuvas, por si só, não teriam sido suficientes para causar as enchentes que atingiram os Bairros Três Pontes, Jardim Picerno, Jardim Primavera, Jardim São Domingos, Parque Rosa e Silva, Bairro Virgílio Basso e Campo Belo. “Precisamos saber se as obras inacabadas da BRK Ambiental das barragens de captação do HORTO I e II, bem como o rompimento da barragem de contenção da Represa Horto I, tiveram relação com as enchentes que atingiram estes bairros no mês de dezembro de 2022”, apontou o vice-prefeito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também