Sexta, 19 Agosto 2022

Sumaré terá abastecimento de água escalonado até sábado

SumaréABASTECIMENTO

Sumaré terá abastecimento de água escalonado até sábado

Principais regiões da cidade podem ficar sem água a partir desta terça-feira 

A intervenção tem um cronograma de trabalho de quatro dias, que vai desta terça até sexta-feira (6) (Foto: Divulgação)

Outra etapa da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré, pode deixar as principais regiões da cidade sem água a partir desta terça-feira (3). Até a próxima sexta-feira (6), o abastecimento ocorrerá de forma escalonada. A informação é da BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento no município.

A intervenção tem um cronograma de trabalho de quatro dias, que vai desta terça até sexta-feira (6), período em que o abastecimento de água ocorrerá de forma escalonada em seis regiões da cidade: Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Matão, Picerno e Centro. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no sábado (7).

A BRK alega que o objetivo da obra é ampliar a capacidade de tratamento de água e tal intervenção faz parte da quarta e última fase das obras de ampliação e modernização da estação, que fica no Parque Itália, e tiveram início em 2018.

"No total, as obras apresentam avanço de 97% e beneficiarão 190 mil moradores, o que equivale a 70% da cidade", diz a concessionária.

"A quarta fase das obras está com 91% do cronograma concluído. Esta etapa consiste na modernização dos sistemas de dosagem de produtos químicos de toda a estação, além da recuperação e melhorias das estruturas civis e a reforma das tubulações externas, bem como do sistema de drenagem de águas pluviais e de esgotamento sanitário interno da estação", diz a empresa.

Essa fase teve início em março de 2021 e conta com 17 frentes de trabalho, sendo que 13 delas foram finalizadas. A partir desta terça, a concessionária dá andamento a duas frentes que contarão com as seguintes atividades: a substituição da tubulação de água filtrada do sistema convencional e a manutenção das lamelas do sistema manto de lodo.

"Durante a execução dessas frentes, que têm previsão de conclusão em quatro dias, o tratamento de água na estação precisará ter sua vazão reduzida. Diante disso, o abastecimento nas regiões do Nova Veneza, Maria Antônia, Área Cura, Matão, Picerno e Central funcionará de forma escalonada. Assim como fizemos em duas fases anteriores, executadas em agosto e setembro de 2021, trabalharemos em uma das etapas do tratamento de água. Por isso, é necessário reduzir a vazão total de água tratada na estação, para que seja possível executar a obra. Diante disso, fizemos uma escala para garantir, em dias alternados, o abastecimento dos bairros dessas regiões. Mas é de extrema importância que os moradores façam o uso racional da água nesse período", disse Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/