Domingo, 26 Junho 2022

TCE aponta problemas em escolas municipais

Cidadesfiscalização

TCE aponta problemas em escolas municipais

 De Nova Odessa, Escola Paulo Azenha apresenta cupins na rede elétrica

Cupim | Escola Municipal Paulo Azenha tem cupim próximo ao ar-condicionado (Foto: Divulgação)
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou fiscalização surpresa em 485 escolas estaduais e municipais. Foram encontradas irregularidades em escolas municipais de Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa.

Os fiscais localizaram cupins na rede elétrica do ar-condicionado na Escola Municipal Paulo Azenha, em Nova Odessa. "Reboco danificado, há cupins nas paredes e infecta o ar condicionado, há vidros quebrados e faltantes, vidraças que não abrem, várias rachaduras nas paredes, infiltrações no teto e em paredes e um biombo de madeira com a base toda corroída que ameaça desabar em um corredor onde as crianças trafegam, em suma pouco foi feito desde a última fiscalização ordenada realizada na escola em 2021", dispara o TCE.

Em Santa Bárbara, os agentes do TCE encontraram a maioria dos extintores fora da validade na Escola Municipal Antonia Fagnoli Furlan. Além disso, os banheiros estavam sem papel higiênico e sem assento sanitário. Foi achado ainda um vazamento nas paredes da quadra da escola.

Em Americana, a Escola Estadual João Solidário Pedroso foi vistoriada e bem avaliada quanto à infraestrutura, material escolar, limpeza, desinsetização, alimentação, equipamentos de informática e material escolar.

"A escola de Americana está passando por várias reformas no pátio em relação aos pisos, aos telhados, e a sala de material de limpeza que precisa ser arrumada. As obras estão em andamento e a previsão de término é ao final de setembro deste ano de 2022. A fachada, as grades laterais, os portões também estão passando por reformas", informou o TCE.

Questionada, sobre as condições da Escola Municipal Paulo Azenha, a Prefeitura de Nova Odessa informou, via assessoria de imprensa, que a Secretaria de Educação "vem corrigindo rapidamente os problemas estruturais que surgem nas unidades da Rede Municipal, inclusive nesta".

"Além disso, esta unidade será totalmente reformada muito em breve, a licitação está marcada para abertura de propostas já no dia 02/06".

A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d'Oeste informou que durante todo o ano realiza manutenções, reformas e ampliações das unidades escolares da rede municipal e que sanou os apontamentos do órgão fiscalizador.

"As intervenções visam melhorar e qualificar ainda mais os ambientes de aprendizagem e convívio social, importantes para o desenvolvimento dos alunos. Com relação aos apontamentos feitos pelo TCE, a pasta informa que todas as situações já foram sanadas", afirmou a Secretaria de Educação. As vistorias do TCE ocorreram no último dia 28. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/