sexta-feira, 26 abril 2024

TODODIA lança campanha ‘Sua voz, sua vez, seu voto’

Ação pretende conscientizar a população sobre os impactos trazidos pelo voto em candidatos da região 

Lançamento | Campanha “Sua voz, sua vez, seu voto” é inaugurada pelo TODODIA (Foto: TodoDia/ Imagem)

O TODODIA lança hoje (2) a campanha “Sua voz, sua vez, seu voto” para as eleições 2022. Uma iniciativa que visa conscientizar a população regional sobre a importância de ir às urnas e exercer o voto em candidatos locais. Especialistas falam em “transformação regional” por meio da força do voto em candidatos da região.

Para se ter ideia, em 2018, nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Paulínia e Monte Mor, 352 mil eleitores deixaram de votar. Os oito municípios somam pouco mais de 1,6 milhão de eleitores. Caso esses números se repetissem diante do eleitorado atual, a abstenção deste ano seria na casa dos 22%.

Contudo, um novo cenário para as eleições deste ano é o aumento da quantidade de jovens eleitores, de 16 a 18 anos.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que as eleições já estão marcadas na história pelo número recorde de 2 milhões de novos eleitores, de 16 a 18 anos. É o desenho de um novo fato na política, uma vez que a participação dos jovens exercendo o direito ao voto será a mais expressiva de todas as eleições já realizadas.

Na região, são 23.217 jovens que devem ir às urnas pela primeira vez escolher o seu candidato a deputado federal, estadual, senador, governador do Estado e presidente da República.

Americana vai ter 2.570 novos eleitores com idades de 16 a 18 anos, seguida de Sumaré, com 2.283 jovens, Hortolândia, com 1.912 novos votos e Santa Bárbara d’Oeste, com 1.780. Campinas, por ser uma metrópole, é a cidade com a maior fatia do novo eleitorado: 12.502 jovens. As cidades de Paulínia, Monte Mor e Nova Odessa somam 1.019, 587 e 564 de novos eleitores, respectivamente.

A campanha, que trata do futuro da região nas eleições 2022, destaca a importância do voto em deputados e deputadas locais, pois, segundo a campanha, “tudo o que mais importa em nossa vida está e acontece na cidade em que moramos”.

ANÁLISE
Para Marie Almeida, cientista política da PUC-Campinas, o alto número de jovens nestas eleições demonstra a preocupação desse público com o caminho que o país está tomando.

“Eles querem fazer parte com a representação. Eu acredito que isso vai impactar de maneira positiva porque eles sabem das dificuldades que o país está enfrentando e querem fazer a diferença. Eles querem fazer mudança porque se fosse para continuar na situação atual eles não fariam questão de votar. É essa percepção que eu tenho quando converso com os jovens que vão votar nessas eleições”, explicou a cientista política.

Karime Ahmad Borraschi Cheaito, cientista social formada pela Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), chamou atenção para o fortalecimento do debate político com a presença dos jovens.

“Podemos afirmar que esses jovens estão vivenciando momentos de mobilização, manifestações e reinvindicações em todos os espectros políticos. Isso leva a um interesse maior pelos debates. As redes sociais são espaços ocupados por esses jovens que discutem política cotidianamente. O fato de tirarem seus títulos, debaterem sobre política e estarem imersos nessas questões, demostra como nossas bases democráticas têm de tudo para se fortalecer nessas eleições e nas futuras”, comentou Karime.

VOTO LOCAL
Segundo especialistas, o voto em candidatos locais aumenta a representatividade regional e pode resultar na obtenção de mais recursos e investimentos para os municípios.

“É extremamente importante o voto em candidatos locais para a transformação regional. Os jovens tiraram o título para escolher o presidente. Estão preocupados com a Presidência. As pré-candidaturas não dão as informações sobre os projetos. A partir do momento que tiver as candidaturas e as propagandas políticas, com os planos de governo, vamos saber o que cada candidato pretende fazer para assim fazer as escolhas. O plano de cada candidato declara o que o mesmo poderá fazer pela região”, pontuou Marie Almeida. 

REDE TODODIA é multiplataforma
A Rede TODODIA, representada pelos veículos jornal impresso, site e TV TODODIA, promoverá a cobertura do pleito e realizará uma série de entrevistas com candidatos da região, em multiplataforma, a fim de subsidiar o eleitor com o maior número de informações e propostas para o exercício do voto.

O TODODIA é pioneiro em realizar campanhas que visam o fortalecimento da região, quando, em 1998, saiu com uma proposta de união regional nas eleições daquele ano.

As eleições acontecem no domingo, dia 2 de outubro, e serão escolhidos, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador do Estado e presidente.

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