quinta-feira, 2 maio 2024
IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a Covid-19 entra no Calendário Nacional de Vacinação

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, explica que a Covid-19 é uma doença imunoprevenível
Por
João Victor Viana
Foto: Divulgação

O Calendário Nacional de Vacinação de 2024 contém uma novidade, a imunização contra a Covid-19. Doença tão falada nos últimos anos, e que ditou diretrizes no mundo todo, tem a proteção garantida, priorizando crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos de risco.

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, explica que a Covid-19 é uma doença imunoprevenível, isso quer dizer que a vacina tem poder de prevenção. “Há um conjunto de doenças definidas dessa forma, como o sarampo, a coqueluche, a influenza e a Covid-19 também passou a integrar o Departamento do Programa Nacional de Imunizações. A Covid-19 é uma doença de constante monitoramento, requer atenção e por isso temos fortalecido as ações de prevenção por meio do Movimento Nacional da Vacinação”, disse ela.

Dentro desse contexto, os grupos identificados com maior risco de desenvolver as formas graves e proliferar mais rapidamente a doença, são: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para serem aprovados para aplicação, todos os imunizantes passam por um rigoroso estudo de qualidade para verificar a eficácia e segurança. A comprovação acontece pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas juntamente com as demais vacinas do Calendário de Vacinação. No entanto, em caso de sintomas gripais ou teste positivo para a doença, a recomendação é aguardar 30 dias para receber o imunizante.

Vacinação em Santa Bárbara d’Oeste
A prefeitura municipal divulgou que as vacinas para todas as faixas etárias são disponibilizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, sem necessidade de agendamento.

Porém, é preciso se atentar a todas as recomendações cabíveis a cada grupo prioritário e também para a população em geral. Respeitando dosagens e intervalos estipulados.

Os locais de vacinação no município são: UBS da Linópolis, UBS do Grego/Furlan, UBS do São Fernando, UBS do 31 de Março, UBS do Esmeralda, UBS do Planalto do Sol 2, UBS Regional Zona Sul, UBS do São Francisco, UBS do Mollon, UBS do Laudissi/Romano, UBS do Europa, UBS da Cidade Nova e UBS do Cruzeiro do Sul.

Os horários de funcionamento das salas de vacina devem ser consultados em cada unidade, por telefone ou pessoalmente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também