Sábado, 25 Junho 2022

Vacinação em gestantes com comorbidades é suspensa

Vacinação em gestantes com comorbidades é suspensa

Prevista para começar nesta terça-feira (11) em todo o estado de São Paulo, a vacinação de gestantes acima de 18 anos com comorbidades foi suspensa em
Prevista para começar nesta terça-feira (11) em todo o estado de São Paulo, a vacinação de gestantes acima de 18 anos com comorbidades foi suspensa em todas as cidades após recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na noite de segunda-feira (10), a agência emitiu uma nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes.

A orientação da Anvisa foi tomada porque o Ministério da Saúde investiga o caso de uma gestante que morreu no Rio de Janeiro após ter sido imunizada com a vacina de Oxford/AstraZeneca.

"O Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19. Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades", disse o ministério.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo disse em nota que "novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e da Anvisa".

A Prefeitura de Americana afirmou ontem que há notícias que apontam possíveis efeitos do imunizante de Oxford/AstraZeneca neste grupo, mas a Anvisa não relatou nenhuma situação específica.

"Como não houve tempo hábil para informar as mulheres pertencentes a esse grupo, visto que o comunicado do órgão federal ocorreu na noite de segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde irá manter em banco os dados das gestantes e puérperas que procuraram as unidades básicas de saúde, pois elas serão informadas posteriormente, assim que houver uma decisão quanto ao uso do imunizante", informou a prefeitura em nota.

A vacinação de outros grupos com esse imunizante segue normalmente.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/