
O setor supermercadista foi um dos que mais abriram vagas no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat) de Campinas. Em 2024, foram registradas 4.182 oportunidades, aumento de 301% em comparação às 1.082 de 2023. Até julho deste ano, os supermercados e atacadistas já haviam ofertado 2.192 vagas.
Funções em destaque
Entre as posições mais demandadas estão operador de caixa (1.007 vagas em 2024), atendente de loja (737), repositor (666), açougueiro (314) e embalador à mão (291). Algumas funções já superaram o número de oportunidades de todo o ano passado, como estoquista, promotor de vendas e gerente comercial.
Concorrência por mão de obra
Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, a disputa por trabalhadores tem sido acirrada. “Muitos jovens optam por áreas digitais, mas observamos que funções como padeiro e açougueiro oferecem salários mais altos justamente para atrair candidatos”, explicou.
Como se candidatar
O atendimento do Cpat é feito por agendamento no Portal do Cidadão. Já o Painel de Vagas pode ser consultado on-line, onde os interessados encontram a lista atualizada das oportunidades abertas no município.