quinta-feira, 8 maio 2025
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO

Vereadores cobram investigação sobre uso de recursos públicos e instauram CPI da Santa Casa

A proposta da CPI é apurar se houve falhas na aplicação de recursos nos últimos cinco anos
Por
Redação
Esta é a segunda CPI aberta na Câmara de Santa Bárbara em menos 30 dias| Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste vai instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos repassados pela Prefeitura à Santa Casa de Misericórdia, instituição filantrópica responsável pelo atendimento de grande parte da população local por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A possibilidade de abertura da CPI já havia sido adiantada pela TV TODODIA na última terça-feira (6), quando o secretário de Saúde de Santa Bárbara, Marcus Pensuti, esteve na Câmara Municipal para ser sabatinado pelos vereadores.

Protocolado na Câmara de Santa Bárbara na manhã desta quinta-feira (8), o requerimento que pede a abertura da CPI é assinado pelos vereadores Felipe Corá (PL), Arnaldo Alves (PRD), Carlos Fontes (União Brasil), Celso Ávila (Solidariedade), Isac Sorrillo, o Isac Motorista (Republicanos), Paulo Monaro (PSD) e Wilson da Engenharia (União Brasil). O Regimento Interno da Câmara de Santa Bárbara estabelece que são necessárias sete assinaturas para abertura da comissão. Com o número mínimo de parlamentares já alcançado, a instauração da CPI se torna automática, sem necessidade de votação em plenário.

De acordo com o documento, aproximadamente 85% da receita da Santa Casa é composta por verbas públicas repassadas pelo Executivo. Para os autores do requerimento, o volume de recursos exige maior fiscalização por parte do Poder Legislativo, a fim de garantir transparência, legalidade e eficiência na gestão. A proposta da CPI é apurar se houve falhas na aplicação desses recursos nos últimos cinco anos, analisando a conformidade dos gastos com os contratos e convênios firmados entre o município e a instituição, bem como possíveis inconsistências nos registros orçamentários da Prefeitura, como duplicidades de empenho.

Os parlamentares também querem avaliar de que forma a gestão financeira da Santa Casa tem impactado a qualidade do atendimento prestado à população, especialmente aos usuários do SUS.

Temporada das CPIs

Esta é a segunda Comissão Parlamentar de Inquérito aberta pelos vereadores de Santa Bárbara d’Oeste em menos de 30 dias. No último dia 16, foi instaurada a “CPI do Transporte”, para apurar possíveis irregularidades na gestão, operação e fiscalização do transporte público municipal. O pedido de abertura da comissão aconteceu na semana em que a cidade sofreu com a paralisação dos funcionários da empresa Nova Via Transportes, responsável pela operação do transporte coletivo no município, interrompido por alguns dias. Na ocasião, os funcionários protestavam pelo atraso nos salários.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também