Garantir 100% de esgoto coletado em Hortolândia. Esse objetivo foi cobrado pelo prefeito Zezé Gomes durante a apresentação do novo superintendente da Sabesp (Companhia Paulista de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) Valdemir Viana de Freitas. O superintendente estava acompanhado por outros dois colaboradores da autarquia estadual, Joaquim Marins Neto e Marcelo Maioli, e pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Vicente Andreo.
Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, ele deu boas vindas e sucesso ao novo superintendente da Sabesp. Freitas atuava na grande São Paulo e foi designado a assumir as operações em Hortolândia.
“Aqui em Hortolândia a Sabesp está muito presente na casa dos hortolandenses. Falta muito pouco para que tenhamos a universalidade dos serviços. Atualmente, 100% das casas são atendidas com abastecimento de água e pouco mais de 98% da cidade possui coleta de esgotos. De tudo que é coletado, 100% já é tratado. Por esse panorama, Hortolândia hoje é uma cidade privilegiada, mesmo assim, é fundamental que possamos atingir, o mais breve possível, a marca de 100% do esgoto coletado, que sem dúvida, seria uma grande vitória da população hortolandense”, destacou o prefeito.
Em seu primeiro pronunciamento ao prefeito, o novo superintendente da Sabesp afirmou que a sua equipe elaborará um plano de atuação, justamente para fazer frente a essa demanda. “Hortolândia é uma cidade onde a Sabesp vem realizando, ao longo dos anos, um trabalho extraordinário. Sabemos que existem pontos sem coleta de esgotos e, justamente nesta questão é que vamos trabalhar num plano de ação e, assim, atingir a marca de 100% de esgoto coletado”, afirmou Viana.
Boa Vista
Paralelamente ao plano de atuação que será realizado pelo novo superintendente, a Sabesp vem realizando na região do Jardim Boa Vista, a implantação, prolongamento e remanejamento das redes de esgoto. O serviço leva ao desenvolvimento inteligente e sustentável, contribuindo com a atração de empresas e empreendimentos habitacionais e industriais, fortalecendo o crescimento da região.
Além do Boa Vista, o trabalho das equipes é para a desobstrução das redes, ação que evita entupimentos das tubulações, erosões e buracos no solo. Essas ações acontecem nos jardins São Jorge, Amanda e Santa Rita de Cássia. Na semana passada, as equipes realizaram limpeza de bueiros no Jardim Primavera, além de aplicar notificações e realizar fiscalizações intensas contra o descarte irregular de dejetos no Parque Orestes Ôngaro, Vila Real e Jardim Boa Esperança.
“No Jardim São Bento está fortalecida, também, a fiscalização contra o descarte irregular de dejetos domésticos. Neste bairro, as equipes trabalham, diariamente, para a recuperação da lagoa que já está em fase avançada, inclusive com a revitalização de todo o entorno da área. A fiscalização é importante para manter a funcionalidade das redes e evitar que estes dejetos cheguem ao espelho d’água da lagoa, poluindo a área em recuperação. Pedimos que todos possam regularizar a situação das residências contribuindo para a saúde e com o meio ambiente de Hortolândia”, explicou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.