Segunda, 27 Junho 2022

Arroz negro e torta mil folhas de frutas vermelhas

Dedé PisoniAlmoço dia das mães

Arroz negro e torta mil folhas de frutas vermelhas

Aproveitem esse dia especial, bom domingo!

Para este dia Das Mães, trouxe duas sugestões especiais para você surpreender sua mãe em qualquer data, afinal, elas merecem nossa dedicação e amor, não é mesmo? Arroz negro com rúcula e tomate-cereja, que você pode preparar num almoço especial, dedicado a ela, e uma sobremesa saborosíssima que é muito simples de fazer, dá tempo de você surpreendê-la ainda hoje: torta mil folhas de frutas vermelhas. Aproveitem esse dia especial, bom domingo!

Arroz negro com rúcula e tomatinhos

Ingredientes

30 ml de azeite de oliva, 10 g de alho picado, 30 g de cebola cortada em cubos, 400 g de arroz negro, 120 ml de vinho branco seco, sal a gosto, 1 litro de água filtrada, 8 g de pimenta dedo-de-moça picada sem sementes, 8 g de gengibre picado, 640 g de lula cortada, 80 g de rúcula,

200 g de tomate-cereja, 500 ml de caldo de legumes

Ingredientes (Pesto)

1 xícara (chá) de manjericão, 1/ 2 xícara (chá) de salsinha sem o talo, 1 dente de alho,

sal, 1/2 limão em suco

Modo de preparo

Frite o alho no azeite aquecido, refogue a cebola, acrescente o arroz e frite. Adicione o vinho, espere evaporar e acrescente a água, deixando cozinhar em fogo médio. Depois de cozido, reserve. Tempere as lulas cortadas em anéis com uma parte do sal, as pimenta-do-reino e dedo-de-moça, o gengibre, as raspas, um pouco do suco de limão e do pesto. Corte os tomates ao meio e a rúcula grosseiramente. Tempere cada um separadamente com um pouco do pesto, o sal e a pimanta-do-reino. Reserve.Em uma panela, coloque o arroz negro cozido, acrescente o caldo de legumes e ajuste os temperos. Junte as lulas, o pesto e o restante do suco do limão. Finalize com o tomate-cereja e a rúcula.

Torta mil folhas de frutas vermelhas

Massa

600 g de massa folhada pronta

Farinha para polvilhar

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio

375 ml de leite fresco

4 gemas

60 g de açúcar cristal

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

250 ml de creme de leite

400 g de frutas vermelhas variadas (morango, framboesa, amora e mirtilo em pedaços)

Modo de preparo

Aqueça o leite numa panela em fogo médio, até quase começar a ferver. Retire do fogo. Bata as gemas com o açúcar cristal por 2 a 3 minutos, até engrossar. Junte a farinha e, aos poucos, incorpore o leite. Transfira para uma panela limpa. Apure, mexendo até engrossar. Reduza o fogo e mexa por mais 2 minutos. Se empelotar, retire do fogo e bata até ficar cremoso. Reserve.

Preaqueça o forno a 200 graus. Borrife água gelada na assadeira. Abra a massa folhada em um retângulo maior que a assadeira, de cerca de 3 mm de espessura. Enrole a massa no rolo e transfira-a para a assadeira, deixando as bordas para fora. Pressione a massa e refrigere por 15 minutos. Fure com um garfo, cubra com papel manteiga e coloque uma grade para dar peso, levando para assar por cerca de 15 a 20 minutos, até começar a dourar. Segurando a grade e o papel, vire a massa e asse por mais 10 minutos, até dourar. Retire do forno e deslize para uma tábua. Ainda quente, apare as bordas e corte em 3 partes.

Bata o creme de leite até firmar e misture ao creme. Cubra um pedaço de massa com o creme e espalhe as frutas. Coloque mais uma lâmina de massa e repita a as camadas de creme e de frutas. Coloque a terceira parte de massa e pressione um pouco. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Conserve na geladeira por 6 h, no máximo, antes de servir. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/