Quinta, 19 Mai 2022

Baba ao Rum e Cocada mole

Dedé PisoniReceitas

Baba ao Rum e Cocada mole

A primeira é um pouco mais elaborada para se preparar, mas vale cada minuto, de tão saborosa! A segunda, ao contrário, é bastante simples e fica deliciosa 

(Foto: Reprodução/Rotas de Viagem)

Hoje trouxe duas receitas doces maravilhosas: Baba ao Rum, sobremesa tipicamente italiana, e Cocada mole. A primeira é um pouco mais elaborada para se preparar, mas vale cada minuto, de tão saborosa! A segunda, ao contrário, é bastante simples e fica deliciosa. Vamos anotar os ingredientes?

Baba ao Rum

Ingredientes (8 a 12 pessoas)

1 tablete de fermento fresco, ½ xícara (chá) de leite quente, 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal, amolecida

2 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar, 6 ovos, 5 e ½ xícaras (chá) de água, ½ xícara (chá) de rum escuro, frutas cristalizadas picadas

Modo de preparo

Numa tigela grande, dissolva o fermento no leite. Incorpore meia xícara da farinha, cubra e deixe em lugar aquecido por meia hora, para a massa crescer.

Bata 7 colheres da manteiga num processador ou batedeira. Acrescente 2 colheres de açúcar e 2 de farinha. Vá juntando e batendo os ovos, um de cada vez. Retire.

Bata a farinha restante com a massa fermentada, usando os batedores próprios para massas pesadas. Depois, bata junto com a mistura de manteiga e ovos, até formar uma massa espessa.

Unte uma forma de baba ou de savarin com a colher de sopa restante de manteiga. Acomode a massa na forma, que deve ser preenchida até a metade. Cubra com um pano e deixe crescer até ocupar toda a forma.

Preaqueça o forno a 180 graus e leve a baba para assar por cerca de 40 minutos, até ficar tostada na parte superior.

Enquanto estiver assando, misture o açúcar restante com a água numa panela e ferva, reduzindo essa calda para 3 xícaras. Retire do fogo e acrescente o rum.

Depois da baba assada, despeje a calda quente de rum. Deixe esfriar, desenforme e decore com as frutas cristalizadas antes de servir.

Cocada mole

Ingredientes (8 pessoas)

400 g de açúcar, 1 canela em pau, 400 g de coco ralado grosso, 2 cravos

Modo de preparo

Fazer uma calda com 100 ml de água e o açúcar. Após ferver por 5 minutos, acrescentar o coco e as especiarias. Mexer até formar uma fervura espessa. Dispor num refratário para servir, deixando esfriar bem antes. 

(Foto: Reprodução/ Guia na cozinha)
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 20 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/