A Festa das Nações de Nova Odessa não será realizada este ano e seu futuro é incerto. Sem condições financeiras, a Diretoria da Associação das Entidades Assistenciais, reunida na terça-feira (16), decidiu cancelar a festa, já tradicional no município, que chegaria à sua 32ª edição.
“Por motivos da falta de condições financeiras, as entidades decidiram não realizar a Festa das Nações e aderir a um ano sabático em 2019, sem previsão de realização de outras edições”, assinala comunicado da diretoria.
A cobrança de ingresso nas duas últimas edições, que não foi bem aceita pela população, com queda de público, e a decisão do município de não mais subsidiar o custo do evento, transferindo a responsabilidade para as entidades, contribuíram para cancelamento.
No mês de maio, o presidente da diretoria, João Zaramelo Neto, já adiantava essa possibilidade devido à crise econômica, e a falta de parcerias, repasse de verba ou patrocínios.
O custo da festa estava estimado em cerca de R$ 90 mil.
Realizada anualmente, a festa contava com a participação de 12 entidades do município que exploram barracas de comidas e bebidas típicas de cada país representado no evento, cuja arrecadação era importante para a manutenção de suas atividades e projetos sociais. Este ano, ela estava prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de outubro, na Praça dos Três Poderes, na região central da cidade.
PREFEITURA LAMENTA
A Prefeitura de Nova Odessa informou que foi surpreendida com a notícia e lamentou a decisão tomada pela Associação das Entidades Assistenciais, a qual tomou conhecimento através da imprensa. Reforça que, ao contrário do que aconteceu no ano passado, por exemplo, não foi procurada por representantes da associação para discutir possíveis alternativas.