Sábado, 25 Junho 2022

Mostra leva a refletir sobre papel do café

CulturaDESENVOLVIMENTO

Mostra leva a refletir sobre papel do café

Exposição em Campinas aborda pontos históricos e econômicos  

Escravos ajudaram a cultivar café e construir a riqueza da ‘Princesa D’Oeste” (Foto: Divulgação)

Aberta nesta terça-feira (24) e com visitação prevista até o dia 24 de junho, a Casa de Vidro realiza uma exposição em Campinas para levar o público a refletir sobre os vários aspectos - históricos, sociais e econômicos - que cercam o café. 

A mostra "Café & Cidade: processos e reflexões" está aberta aos visitantes, com entrada gratuita.

Na exposição, é possível conhecer as primeiras ferramentas utilizadas no trabalho com o café, desde o arado, peneiras, torrador manual, até os torradores industriais e a balança de pesar as sacas de café para exportação. Também estão expostos outros objetos pertencentes ao Museu do Café, como o pilão de socar, a salamandra e a Santa do Pau Oco, que revelam o cotidiano das fazendas cafeeiras da cidade no século XIX.

A liteira, de 1876, é um dos objetos de destaque, e também integra o acervo do Museu da Cidade. Era um meio de transporte utilizado no século XIX em fazendas da região de Campinas. Outra atração é um painel que apresenta trabalhadores escravizados que fizeram parte da produção da riqueza gerada pelo café, denominado "ouro verde" – que tornou a cidade de Campinas conhecida como a "Princesa d'Oeste".

Adriana Barão, da Coordenadoria de Extensão Cultural, explica que no começo deste ano deu-se início à organização de acervos materiais, bibliografias, suportes audiovisuais, visando à constituição de uma coletânea de história oral para o registro de reflexões sobre a importante relação entre a cultura do café e o desenvolvimento do município, envolvendo o Museu da Cidade e o Museu do Café de Campinas.

Segundo ela, há um protocolo de intenções entre o Museu da Cidade  e o Projeto Arquitetura do Café (Cepagri/Unicamp) com o objetivo de formar um Grupo de Estudos sobre "Café e Cidade" a ser coordenado pelo professor doutor André Argollo (Unicamp). Especialista no tema, o professor é autor do livro "Arquitetura do café", obra de referência para estudos em diversas áreas do conhecimento, cujo conteúdo pode ser acessado, em parte, pelo canal do youtube "Arquitetura do Café" – https://www.youtube.com/c/ArquiteturadoCafé.

SERVIÇO

Mostra Café & Cidade: processos e reflexões 

Período: 24 de maio a 24 de junho

Local: Casa de Vidro/Museu da Cidade, avenida Heitor Penteado, 2145 – Lago do Café, Campinas Informações: museudacidade@campinas.sp.gov.br 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/