sexta-feira, 19 abril 2024

Santa Bárbara mundo afora

Levar o nome de Santa Bárbara dOeste, principalmente sua rica trajetória ao longo do seu bicentenário para outras culturas é o novo desafio da fotógrafa e artista visual Rosy Jesus Vaz. Após uma temporada de sucesso da sua exposição fotográfica “200 anos de Santa Bárbara”, que pode ser vista até quarta-feira (05), na Estação Cultural da Fundação Romi, Rosy embarca em outubro para a Europa, mais precisamente para Portugal e Espanha, países nos quais mostrará o resultado da sua exposição em terras barbarenses. Mas, antes, a mostra deverá passar pelo Tivoli Shopping.
O projeto de exposição fotográfica foi contemplado em 2016 no Concurso de Projetos Culturais 02/2016, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara dOeste, cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural. Dentre as justificativas do projeto estavam a da interação com a ferramenta, no caso, a câmera fotográfica, como forma de conhecimento, e a troca de informações pelo meio de registros fotográficos.
No último ano, Rosy trabalhou com três diferentes turmas de fotógrafos amadores em oficinas de fotografia totalmente gratuitas. A última delas, foi realizada este ano. O objetivo era despertar nos alunos um novo olhar sobre a fotografia.
Ela aponta a foto como sendo uma linguagem universal. “Uma imagem pode transmitir emoções e sentimentos impossíveis de serem expressos em palavras”.
Como havia necessidade de escolher uma temática, Rosy diz que optou em centralizar no aniversário do município sob uma ótica contemporânea. Com isso, lugares importantes de Santa Bárbara, como a igreja matriz, a usina, as praças e parques receberam essa roupagem moderna.
EUROPA
Dentre os locais que Rosy levará a mostra estão uma galeria de arte, em Lisboa, e a embaixada brasileira, em Madri. Além das fotos, a artista também fará um trabalho de performaces com diferentes temas.
Segundo a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, Thianne Mendieta, a mostra de fotos barbarenses durou um mês e teve uma repercussão bastante positiva porque a artista conseguiu explorar junto aos alunos diferentes espaços da cidade, como o Parque Jacarandás, por exemplo, além de outros pontos importantes, que foram fotografados em uma nova linguagem. “A mostra evidenciou pontos que servem como cartões postais de Santa Bárbara, e que agora também poderão ser vistos no exterior”.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também