sexta-feira, 16 maio 2025

Americana atrai novas empresas

Entre 2021 e 2022, 13 novos empreendimentos chegaram ou foram anunciados na cidade  

Rafael de Barros desenvolve projetos para deixar Americana mais atrativa (Foto: Divulgação)

Rafael de Barros ocupa hoje o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana. Formado em fisioterapia, atuou por vários anos na área e construiu uma clínica conhecida na cidade. Ele decidiu deixar a formação e vender a clínica para apostar em um desafio ainda maior: assumir o posto de chefe de uma secretaria que é o pilar para o crescimento do município e ser um dos homens de confiança do prefeito Chico Sardelli (PV).

Americana vem sendo destaque em trazer novas empresas e novos empreendimentos. Um dos motivos é deixar a cidade mais atrativa, segundo Rafael. Com isso, as empresas têm um olhar diferente e querem se instalar.

“O mais importante é deixar a cidade atrativa para negócios porque tem vários negócios pipocando por aí. A cidade se tornando atrativa é mais negócio do que ficar “laçando” empresa uma a uma e trazer para cá. Acontece, mas é pontual. O que move a cidade é tornar a cidade atrativa que é desburocratizar a cidade, deixar ela a melhor possível para fazer negócio. Hoje o tempo hábil para abrir empresa aqui é dois dias e antigamente era de 20 a 30 dias. Era mais difícil (criar empresa) não só em Americana. O Brasil era muito burocrático”, explica o secretário.

Rafael conta que o segredo do sucesso é a postura do prefeito em apoiar o desenvolvimento econômico da cidade e o suporte oferecido às empresas, tanto as grandes quanto as menores. “No meu WhatsApp eu falo com 100 pessoas diferentes todos os dias, é uma coisa insana. Não durmo sem responder porque a gente quer mostrar para as empresas de Americana que estamos do lado delas e queremos que elas se desenvolvam. Elas se desenvolvendo, vamos ter emprego, renda e arrecadação”, afirma.

COMO EXPLICA A CHEGADA DE NOVAS EMPRESAS

Rafael de Barros revela que a chegada de novas empresas é uma “bola de neve” porque as empresas conversam entre si através de compliance e a tendência “quando o trem ganha velocidade, é ir sozinho e ninguém para”.

“A gente tem os contatos e vamos atrás das empresas e tem algumas empresas que nos procuram e damos o suporte. E tem aquelas empresas que estão buscando uma cidade na região. Fazemos o contato e “vende” a cidade de Americana para eles. Você tem o cliente (empresa) o comércio (prefeituras). Você tem de mostrar para o cliente que vale a pena comprar o seu produto. O produto é a cidade em si e tem os serviços. Você escolhe o local pelo produto, preço e serviço. O serviço prestado é o suporte que oferecemos e que eles podem contar com a gente, e muitas empresas acabam escolhendo Americana por conta disso”, esclarece.

Segundo ele, o desafio é continuar nesse crescimento. “O sucesso que você tem hoje, ele é tudo o que você fez até ontem. E tudo o que você fez até ontem, não necessariamente, vai garantir o seu sucesso amanhã. Você precisa continuar fazendo hoje. O pior erro é dizer que está tudo certo e descansar. Agora precisamos continuar trabalhando e seguir crescendo”.

Como chegou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Nascido em Rio Claro (SP), Rafael de Barros se candidatou a vereador de Americana em 2020 e obteve 743 votos, onde teve uma maior visibilidade na cidade por conta dos votos recebidos.

“O prefeito Chico Sardelli, em nome do Franco (seu filho) que me conhece há mais tempo, me convidou a assumir na época o controle da Unidade de Desenvolvimento Econômico. Aqui era uma unidade em 2021. Então eu assumiria o controle, mas não seria oficialmente secretário e seria secretário adjunto de planejamento, mas responsável pelo desenvolvimento econômico”, diz Rafael.

Ao aceitar o convite, o atual secretário de uma das pastas mais importantes do governo Chico Sardelli assumiu uma grande responsabilidade e um desafio. “Na clínica fazia 10 anos que estávamos no topo e não tinha para onde crescer. Eu não gosto disso. Eu gosto de desafio. A parte financeira é importante, mas eu queria. Entrar na política abriria um campo infinito para mim gosto de desafio”, relata.

Rafael cursou o Mises (Escola Austríaca de Economia de Livre Mercado). Após cursos de pós-graduação, Rafael fez um curso chamado “Renova BR” em São Paulo Capital, onde tinha 30 mil inscritos e selecionou apenas mil candidatos em cinco fases.

“Depois que acabou o curso, eles chamaram 300 que tiveram as melhores notas e desempenho para o módulo avançado em que você escolhia a área que queria desenvolver. Eu escolhi desenvolvimento econômico porque já havia feito pós em economia e adorava o assunto. Já era empreendedor e sabia as dificuldades do outro lado. Quando eu saí do Renova eu tinha certeza de me candidatar”, disse.

FUTURO: STARTUP EM AMERICANA

Rafael de Barros comentou sobre uma parceria entre a Prefeitura de Americana e as faculdades Fam e a Unisal, que visa a criação de startups em Americana. O secretário de desenvolvimento econômico explica que o projeto está em fase intermediária de conclusão e o objetivo será a criação de “hoobs de inovação em parceria com a Fam e Unisal”.

“Montar hoobs dentro das universidades para atrair várias startup. Vai ter um chamamento para que essas empresas iniciais de tecnologia possam se desenvolver e entregar grandes empresas para a cidade futuramente”, anuncia.

QUADRO – Empresas que chegaram ou foram anunciadas em 2021 e 2022

Sans Club

Cobasi

American Medical Center

Savegnago

Safra Bag

Supermercados São Judas

Coopbom

Montreal

Toyobo (unidade de fermentação)

Produs

Atacadão

Americana Mall

Lojas Cem 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também